GERENCIAMENTO

UCS assume a presidência do Comitê da Bacia Taquari-Antas

Nova gestão tem mandato até 2027. Principal meta é implementar o Plano de Bacia composto por 69 ações gerenciais

Eleição e posses ocorreram no auditório do Bloco H da UCS - Fotos: Fernando Santos/Grupo RSCOM

A representante da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Maria do Carmo Padilha Quissini, é a nova presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. Ela substitui Adelaide Juvena Kleger Ramos, que havia sido eleita em 2023. O vice-presidente continua sendo Júlio César Salecker, representante da Cooperativa Regional de Desenvolvimento de Teutônia (Certel).

A eleição e posse da nova diretoria do grupo de trabalho ocorreu nesta quinta-feira (27), durante um evento realizado no auditório do Bloco H da UCS. O mandato da nova diretoria é para o biênio 2025/2027.

Conforme Maria do Carmo, a nova gestão tem três desafios principais.

“Uma delas é a questão do excesso e também do problema da estiagem. É um desafio do comitê, no sentido de articulações e de fomentar a implementação de políticas públicas que possam mitigar esses efeitos. O outro desafio é cumprir o Plano de Bacia. No final no mês de dezembro, tivemos a conclusão da etapa C. O plano prevê 69 ações para serem executadas no âmbito da bacia. Mas também temos o desafio da carga orgânica, que já é uma questão que vem de longo tempo que também temos que nos preocupar”, salienta Maria do Carmo.

Assessoramento técnico

A UCS integra o comitê desde a criação do órgão, há 26 anos. Segundo o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, a instituição trabalha na integração regional e no assessoramento técnico das ações.

“A grande ação é exatamente conscientizar todos os prefeitos da região para planos de ações emergenciais e, como Universidade, nós também estamos prestando o apoio técnico para esses planos. Por meio de um projeto chamado Cidades Resilientes, que é uma plataforma de indicadores e de ações que a gente está orientando os municípios”, informa o reitor.

O encontro também serviu para empossar os mais de 50 integrantes dos grupos de Usuários da Água e de Representantes da População para os próximos dois anos. Eles estão divididos em 13 categorias e são compostos de órgãos titulares e os respectivos suplentes. Entre eles, o vice-presidente da Câmara Municipal de Bento Gonçalves, Thiago Fabris (Progressistas). que foi empossado na condição de titular pela Casa legislativa.

Também foi realizada uma homenagem ao ex-reitor da UCS, Isidoro Zorzi. Ele foi vice-presidente do comitê, representando a universidade.

Recursos

O evento contou com a participação de autoridades de nível regional, como vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais da área. Além disso, do diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema/RS), Carlos José sobrinho da Silveira. Conforme ele, o Estado tem verbas disponíveis para os projetos.

“Temos o Plano Rio Grande e lá nós encaminhamos as ações que estão previstas no Plano de Bacia. Inicialmente, já propomos questões referentes ao pagamento com serviços ambientais e os outros projetos poderão ser inseridos para aprovação no Plano, que é referente à reconstrução do Estado e que ali tem recursos que podem ser utilizados para esse tipo de atividade”, revela Carlos.