A transição da gestão compartilhada da Unidade de Pronto Atendimento Central (UPA), o antigo Postão, de Caxias do Sul, está prevista para ser concluída no final de janeiro. A informação é da assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Durante este mês, ocorre a passagem dos encargos do Instituto de Pesquisa e Gestão em Saúde (InSaúde) para o novo gestor, o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), que tem sede em Florianópolis/SC.
“Uma comissão foi formada para acompanhar o processo, que deve ocorrer sem prejudicar o atendimento à população”, diz a SMS, por meio de nota.
Licitação
O contrato de gestão com o InSaúde havia sido prorrogado, inicialmente, até 31 de dezembro de 2024. O resultado do processo seletivo simplificado realizado pela Central de Licitações (Cenlic) foi publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) de Caxias do Sul, no dia 27 de novembro.
O Ideas já atuou no sistema de saúde pública de Caxias do Sul, entre janeiro e junho do ano passado. A organização social realizou a gestão do serviço regional materno-infantil pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Pompéia. O período foi a transição da especialidade para o Hospital Virvi Ramos, que assumiu em 1º de julho.
O valor global do contrato é de R$ 165,24 milhões para os cinco anos de contrato. O montante está dividido em 60 parcelas mensais de R$ 2,754 milhões. Como se trata de uma gestão compartilhada, o serviço será acompanhado e fiscalizado pela SMS.
UPA Zona Norte
O Município também realiza a licitação para a gestão da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA Zona Norte). Após a análise da documentação recebida em 18 de novembro, seis entidades passaram por um julgamento preliminar.
Nesta fase, foram verificadas questões a serem esclarecidas e/ou complementadas nas propostas. Notificadas, cada entidade teve três dias úteis para anteder os pontos indicados. O prazo encerrou em 26 de dezembro. As retificações foram enviadas pela Cenlic para análise da SMS.
Participam do certame, a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), que concorre a permanecer na gestão compartilhada da UPA; Associação Cultural e Científica Virvi Ramos; Núcleo de Apoio às Politicas Públicas (INAPP); Instituto Brasileiro, de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde); Hospital Mahatma Ghandi; e o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), que venceu a licitação a UPA Central.