Desde esta terça-feira (21) os trabalhadores de Bento Gonçalves já estão habilitados a fazer o Saque Calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O valor a ser sacado tem um teto de R$ 6.220,00. Em caso de saldo inferior, o trabalhador pode realizar o saque do total.
O pedido foi realizado pela Prefeitura Municipal ao Ministério do Trabalho e ao presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes. O objetivo é auxiliar a população da cidade a se reestabelecer do forte impacto que as fortes chuvas das últimas semanas causou ao município, principalmente, nas comunidades do interior.
A solicitação do saque pode ser feita diretamente no aplicativo FGTS informando nome, endereço, e enviar um documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. Além disso, uma foto de rosto segurando o mesmo documento de identidade apresentado, depois, basta seguir o passo a passo e os valores estarão liberados para saque presencial ou crédito em conta bancária de qualquer instituição financeira.
Caso o trabalhador não consiga realizar o saque pelo aplicativo do FGTS é necessário ir até uma agência da Caixa Federal.