A terceira audiência pública sobre o Plano de Gestão e Desenvolvimento da Paisagem do Vale dos Vinhedos (PLANVALE) será realizada nesta quinta-feira, 18 de setembro, às 19h, na Sociedade Recreativa e Cultural 8 da Graciema, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. O encontro terá como foco a apresentação da etapa de levantamento e diagnóstico, consolidada em uma minuta de lei já disponível no blog oficial do projeto como Produto 5.
O PLANVALE foi desenvolvido a partir da Concorrência nº 50/2023, que contratou a empresa especializada Go Arquitetura, liderada pelo arquiteto e urbanista Vinícius Ribeiro. O plano propõe diretrizes para ordenar o crescimento da região, conciliando preservação ambiental, permanência dos produtores rurais e incentivo a empreendimentos que atraiam turistas.
De acordo com Ribeiro, a ocupação da zona rural do Vale cresceu 44% em 20 anos, segundo o IBGE, e precisa ser organizada. O plano é estruturado em três pilares: preservação da identidade regional, valorização da comunidade local e crescimento sustentável.
Entre as propostas, estão a definição de cinco zonas de uso – Proteção Vitivinícola, Turística Sustentável, Proteção da Paisagem, Proteção Ambiental e Salvaguarda Paisagística – com diferentes índices de preservação (40% a 80%), regras para ocupação mista e autorização para condomínios vitivinícolas de até oito hectares, mas com proibição de condomínios urbanísticos. O projeto também prevê melhorias de mobilidade, incluindo integração da ERS-444 e vias secundárias com ciclovias e transporte coletivo.
Inscrições
Para garantir espaço de fala na audiência, os interessados devem se inscrever até as 15h do dia 18 de setembro. As inscrições podem ser feitas:
- Online: formulário disponível no blog oficial do PLANVALE.
- Presencial:
- Bento Gonçalves – IPURB (Rua 10 de Novembro, nº 190 – Fundos)
- Garibaldi – Secretaria de Obras (Rua Júlio de Castilhos, nº 254 – Centro)
- Monte Belo do Sul – Prefeitura Municipal (Rua Sagrada Família, nº 533 – Centro)
A audiência anterior foi realizada em 26 de agosto, também na Sociedade 8 da Graciema, quando a proposta foi apresentada ao público e debatida com moradores e turistas.