Caxias do Sul

Suspeito de incendiar contêineres em série é preso em Caxias do Sul

Pelo menos 36 contêineres amarelos foram queimados em janeiro, o que representa um aumento de 300% nos casos

(Foto: Fabio Carnesella/Grupo RSCOM)
(Foto: Fabio Carnesella/Grupo RSCOM)

A troca de informações entre a Polícia Civil e a Guarda Municipal de Caxias do Sul levou a prisão de um suspeito de ser um incendiário em série na noite desta sexta-feira (3). O homem de 27 anos é suspeito de queimar diversos contêineres de lixo pela cidade. Em janeiro, pelo menos 36 equipamentos de descarte dos resíduos seletivos foram incendiados, causando prejuízos aos cofres públicos. Cada equipamento custa em média R$ 2 mil.

A onda de vandalismo mobilizou guardas municipais e os agentes da 1ª Delegacia de Polícia. A busca por imagens e testemunhas levou a identificação de um suspeito. A Polícia Civil postulou pela prisão preventiva do homem de 27 anos, que foi autorizada pelo Poder Judiciário diante da prática reincidente na cidade.

A ordem judicial foi repassada, pela Polícia Civil, para que os guardas municipais ficassem atentos ao suspeito, que tinha paradeiro desconhecido. Durante o patrulhamento desta sexta-feira, por volta das 20h15min, o homem de 27 anos foi reconhecido na Rua Giacomo Capeletti, no bairro Madureira. Ele foi capturado e apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), sendo posteriormente encaminhado para o sistema penitenciário.

No ano passado, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) contabilizou 109 unidades de plástico queimadas, o que representa uma média de nove casos por mês. Os 36 casos em janeiro, portanto, representam um aumento de 300% nos casos. Com a prisão deste suspeito, a expectativa é que esta onda de vandalismo diminua.