Sistemas do Detran retornam à operação após interrupção por enchentes no RS

Também foram retomados os serviços de habilitação realizados pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados nesta segunda (27)

Publicado por
21:00 - 27/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Sistemas do Detran retornam à operação após interrupção por enchentes no RS

(Foto: Alina Souza)

Os sistemas informatizados do DetranRS para serviços de registro de veículos, emplacamento e comercialização de peças usadas voltaram a funcionar na tarde desta segunda-feira (27). Também foram retomados os serviços de habilitação realizados pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados.

No caso dos serviços de veículos, o Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA), a Estampadora de Placas (Epiv) e o Centro de Desmanche de Veículos (CDV) não atingidos pela enchente já estão operando normalmente. Para realizar transferências de veículos, vistorias, comunicações de venda, alterações de características e modificações veiculares, os cidadãos devem procurar o CRVA mais próximo. A estampagem e acabamento das placas são feitos pelas Epivs, e o comércio de peças usadas certificadas é realizado pelos CDVs.

Os contatos dos credenciados estão disponíveis no site do DetranRS, na seção “Locais de Atendimento”. Dúvidas relacionadas aos serviços podem ser esclarecidas diretamente com esses profissionais.

Quanto aos serviços de habilitação, já é possível iniciar o processo de primeira habilitação, fazer aulas, realizar exames de aptidão física e mental, renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), adicionar ou mudar de categoria e solicitar a segunda via da carteira, entre outros. Os contatos dos CFCs estão disponíveis no site do DetranRS.

Para dúvidas sobre a situação da CNH, os cidadãos podem procurar o CFC mais próximo. Candidatos que tinham exames agendados durante o período de indisponibilidade dos sistemas podem reagendá-los diretamente com o CFC.

A Deliberação 274 do Contran, que suspende os prazos por 90 dias, permanece em vigor. Além disso, está mantida a gratuidade para a emissão da segunda via da CNH e a autorização para troca de placas perdidas durante as enchentes.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp