O Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas) em parceria com o 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), lançou nesta quinta-feira (14), a Operação Black Friday 2024. A ação visa reforçar o policiamento na região central da cidade. As ações ocorrem até o dia 30 de novembro. O período é devido ao incremento das vendas tendo em vista o pagamento da primeira parcela do 13º salário.
O ato de lançamento para autoridades e representantes da imprensa ocorreu no auditório da entidade classista do comércio. Durante o evento, ocorreu o bloqueio do trecho da rua Alfredo Chaves, entre a avenida Júlio de Castilhos e a rua Sinimbu, com a presença de efetivo e viaturas das forças de segurança envolvidas na operação.
De acordo com a vice-presidente do Sindilojas, Márcia Regina Costa, a operação reforça a segurança para o consumidor na hora das compras, para o comerciante e para toda a comunidade.
“O policiamento, a presença da Brigada Militar nas ruas, faz toda a diferença, nessa época onde as compras evoluem. Tem mais dinheiro no mercado e a segurança para os nossos comerciantes também é importante, mas também contribui para a cidade inteira. O Sindilojas está dando instrução aos comerciantes, por meio das redes sociais, palestras também. Algumas orientações até sobre golpes virtuais, que estão quase maiores que os roubos físicos nas lojas”, salienta a líder classista.
Operação integrada
O evento também serviu para a apresentação de dados recentes sobre segurança pública em Caxias do Sul. Também apresentado um projeto de arrecadação de fundos para a aquisição de novas viaturas para a segurança pública. Ainda teve uma explanação sobre golpes comuns no comércio.
Durante a operação, as forças de segurança realizarão patrulhamento com cães, motocicletas, Força Tática e efetivo administrativo do BPM para prevenir a incidência de delitos. Também será utilizado o ônibus de monitoramento da Guarda Municipal, que ficará estacionado na Praça Dante Alighieri.
Conforme o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas, a operação vai contar com um reforço de 79 novos PMs no efetivo. Além disso, destacou que as ações ocorrerão não só no centro, mas também em outras regiões comerciais da cidade.
“Teremos um emprego tático e estratégico desses efetivos. Eles não serão estáticos. Estarão mais próximos do comércio e do consumidor ali. Entendemos que essa proximidade garante e leva à sensação de segurança. Os policiais também estarão a pé nas ruas de Caxias. Temos os telefones de denúncia também. Também tem a questão dos golpes. Hoje em dia, no mundo digital, principalmente os mais idosos acabam, infelizmente, sofrendo nessa época do ano. Vamos estar atuantes, com efetivo reforçado, tratando da área comercial como um todo, não somente no centro, mas também as áreas de comércio dos bairros”, explica Vargas.
As denúncias podem ser feitas para qualquer um dos canais de comunicação com as forças de segurança. A Brigada Militar, além do tradicional fone 190, ainda disponibiliza o número (54)98414-1178, do batalhão de Caxias. Além disso, a Guarda Municipal disponibiliza o telefone 153.
A Operação Black Friday conta com o apoio das entidades CDL Caxias, CIC Caxias e Sindigêneros, além da participação de órgãos de segurança como Polícias Rodoviárias Estadual (PRE) e Federal (PRF), Polícia Civil (PC)e Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO Serra), Guarda Municipal (GM) e Secretaria Municipal de Segurança, de Transportes e Mobilidade Urbana (SMSPPS).