A Brigada de Emergência e Incêndio do Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, realizou um treinamento surpresa, na tarde desta segunda-feira (19). Os integrantes do grupo simularam um acidente com múltiplas vítimas, no setor de caldeiras.
A atividade não foi informada previamente aos funcionários. A finalidade foi testar a prontidão e a eficácia das respostas em situações complexas e inesperadas.
A simulação contou com a participação de 20 brigadistas. O objetivo foi resgatar duas supostas vítimas. O exercício durou 20 minutos. Os organizadores avaliaram que a atividade foi positiva.
Participaram da simulação, integrantes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), coordenação da Brigada de Emergência, e uma empresa especializada em treinamentos desta modalidade.
O coordenador do SESMT e Meio Ambiente, Renato Conci, explica que o exercício surpresa visa simular o ambiente imprevisível de uma emergência real.
“Em uma situação real, não há tempo para se preparar. Precisamos garantir que nossa equipe esteja pronta para agir sob pressão e com eficiência, independentemente das circunstâncias. Estes exercícios ajudam a identificar pontos fortes e áreas que precisam de melhorias nos procedimentos, possibilitando ajustes que podem fazer a diferença em situações reais”, salienta Conci.