Simmme comemora 41 anos na defesa da indústria metalmecânica

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Simmme) comemora nesta sexta-feira, dia 1º de…

Publicado por
09:24 - 31/08/2017

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Setor gera 3,8 mil empregos diretos em Bento Gonçalves (Foto: arquivo)

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Simmme) comemora nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, 41 anos de fundação. Foi nesta data, em 1976, que a então Associação das Indústrias, existente deste 1974, recebeu a Carta Sindical conferindo poderes para atuar como sindicato.

Quem iniciou todo o processo foi o industrial Emyr Farina. Ele sentiu a necessidade das indústrias em negociar acordos e dissídios coletivos com os trabalhadores, uma vez que esta base territorial pertencia a Porto Alegre. Emyr Farina presidiu o sindicato desde a sua fundação até o ano de 1989, quando passou o comando para o empresário Ayrton Luiz Giovannini.

Atualmente, segundo dados coletados pela pesquisa realizada anualmente pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) e apresentados na revista Panorama Socioeconômico, o setor metalmecânico ocupa o segundo lugar na economia do município.

O setor metalúrgico tem uma tradição de mais de cem anos em Bento Gonçalves. A primeira empresa foi a Farina, fundada em 1886 como oficina de consertos e, depois, como fundição. Atualmente, é um importante fornecedor de peças para a indústria automobilística. Hoje, são cerca de 330 as indústrias representadas pelo Simmme, que geram cerca de 3,8 mil empregos diretos e 20 mil indiretos. O faturamento anual do setor gira em torno de R$ 500 milhões.

Entre os principais produtos fabricados estão, além de peças para a indústria automobilística, redutores, metais sanitários, peças fundidas, luminárias, condutores elétricos, acessórios para móveis e para indústria coureiro-calçadista, móveis de aço e tubulares, máquinas para móveis, para bebidas e para embalagens, serras, brocas, porta pallets, mezaninos, racks, moldes para fundição e injeção plástica, fogões industriais e domésticos, churrasqueiras rotativas, aramados, funilarias, esquadrias, refrigeração industrial, entre outros.

As exportações do setor, para países de todos os continentes, atingem em média US$ 11 milhões por ano.

 

Os presidentes

Emyr Farina – Gestão 1976/1989

Ayrton Luiz Giovanni – Gestão 1989/1995

Dárwin João Geremia – Gestão 1995/1998

Ivanir Foresti – Gestão 1998/2001

Carlos Bertuol – Gestão 2001/2004

Vanius de Bacco – Gestão 2004/2007

Juarez José Piva – Gestão 2007/2019

 

Atual diretoria

Presidente: Juarez José Piva

Vice-Presidentes: Fabiana Geremia Bucco e Márcio Chiaramonte

Secretários: Ivacir Foresti e André Dreher Giovannini

Tesoureiros: Clóvis Francisco Ferri e Ressoli dos Santos Pedroso

Diretores: Lorenço Gregio, Ivanor Fabris, Marcia Zanatta, Vander Geremia, Juliano Massocco e Ferdinando Geremia.

Conselheiros Fiscais: Aldino Pozza, Antônio Bertolini, Odacir Bortolini, Higino Biratello, Lívio Martinho Rizzi e Valeri Antonio Pertile

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp