
Cidades
Servidores do Instituto Federal Farroupilha aderem à greve nacional
Com a paralisação, 25 campi no Rio Grande do Sul são afetados
Leitura:
2
Minutos

Cidades
Professores, técnicos e servidores de colégios e institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil, representados pelo Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), iniciaram uma greve nesta quarta-feira (03/04). Segundo a entidade, a paralisação é por tempo indeterminado. Em todo Brasil, cerca de 230 campi são afetados.
No Rio Grande do Sul, dez campi do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e 15 campi do Instituto Federal do RS (IFSul) aderiram à mobilização. A categoria se junta à paralisação geral de trabalhadores do ensino federal, que inclui também técnicos administrativos em greve desde 11 de março e professores universitários, que planejam parar em 15 de abril.
As demandas comuns das categorias incluem a reposição de perdas salariais, reestruturação dos planos de carreira, aumento dos investimentos nas instituições federais de ensino e abertura de concursos para contratação de mais trabalhadores.
O movimento grevista nacional, liderado pelo Sinasefe, organizou um ato unificado em Brasília (DF) nesta quarta, com manifestações em frente ao Ministério da Educação (MEC) e ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Em comunicado oficial de deflagração de greve enviado ao governo federal em 28 de março, o Sinasefe lamenta a postura desrespeitosa do governo nas negociações desde setembro de 2023, apontando que as entidades representativas do setor da Educação federal possuem os piores salários do serviço público.
A paralisação conjunta dos trabalhadores do sistema federal de ensino tem seu ápice previsto para 15 de abril, com a greve dos professores universitários organizada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).
Professores e servidores de escolas públicas estaduais também participam nesta quarta-feira, 3, do Dia de Paralisação e Ato Estadual por justiça salarial, organizado pelo Cpers/Sindicato, na Praça da Matriz, em Porto Alegre. O objetivo é reivindicar atualização salarial e denunciar a defasagem salarial enfrentada pela categoria, exigindo salários dignos e justos.
Mais Notícias
Mais artigosMOBILIZAÇÃO
Marinha do Brasil inicia Operação “Atlas” em Goiás
Segundo a Força, mais de 2.500 militares foram mobilizados para esta etapa, acompanhados por mais de 180 veículos e aeronave
DRENAGEM
Contra alagamentos, Prefeitura realiza obras em Garibaldi
Nesta semana começaram as obras de drenagem na rua Tramontina, no bairro Três Lagoas
EM CASA
Grêmio perde para o Mirassol na Arena e chega a três jogos sem vencer no Brasileirão
Tricolor permanece com 25 pontos e pode ver diferença para o Z-4 diminuir
EM 5 BAIRROS
Bares são interditados em operação contra perturbação ao sossego em Caxias do Sul
Fiscalização percorreu os bairros São Pelegrino, Sanvitto, Santa Corona, Fátima e Vitório III. Dois locais foram interditados.
DESPEDIDA
Sepultamentos de sexta-feira (12) na Serra Gaúcha
Atos fúnebres na região
2ª EDIÇÃO DE SETEMBRO
Codeca promove Troca Solidária em 12 bairros neste sábado (13) em Caxias do Sul
Última edição beneficiou 856 famílias
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade