Cidades
Servidores do Instituto Federal Farroupilha aderem à greve nacional
Com a paralisação, 25 campi no Rio Grande do Sul são afetados
Leitura:
2
Minutos
Cidades
Professores, técnicos e servidores de colégios e institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil, representados pelo Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), iniciaram uma greve nesta quarta-feira (03/04). Segundo a entidade, a paralisação é por tempo indeterminado. Em todo Brasil, cerca de 230 campi são afetados.
No Rio Grande do Sul, dez campi do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e 15 campi do Instituto Federal do RS (IFSul) aderiram à mobilização. A categoria se junta à paralisação geral de trabalhadores do ensino federal, que inclui também técnicos administrativos em greve desde 11 de março e professores universitários, que planejam parar em 15 de abril.
As demandas comuns das categorias incluem a reposição de perdas salariais, reestruturação dos planos de carreira, aumento dos investimentos nas instituições federais de ensino e abertura de concursos para contratação de mais trabalhadores.
O movimento grevista nacional, liderado pelo Sinasefe, organizou um ato unificado em Brasília (DF) nesta quarta, com manifestações em frente ao Ministério da Educação (MEC) e ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Em comunicado oficial de deflagração de greve enviado ao governo federal em 28 de março, o Sinasefe lamenta a postura desrespeitosa do governo nas negociações desde setembro de 2023, apontando que as entidades representativas do setor da Educação federal possuem os piores salários do serviço público.
A paralisação conjunta dos trabalhadores do sistema federal de ensino tem seu ápice previsto para 15 de abril, com a greve dos professores universitários organizada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).
Professores e servidores de escolas públicas estaduais também participam nesta quarta-feira, 3, do Dia de Paralisação e Ato Estadual por justiça salarial, organizado pelo Cpers/Sindicato, na Praça da Matriz, em Porto Alegre. O objetivo é reivindicar atualização salarial e denunciar a defasagem salarial enfrentada pela categoria, exigindo salários dignos e justos.
REGULARIZAÇÃO
Com recorde, 'Feirão Quita Dívida' recupera R$ 4,1 milhões em Caxias do Sul
Ação, que busca a regularização de contas pendentes, foi realizada entre outubro e janeiro. Valor recuperado representou 34% de crescimento em relação à campanha anterior.
PLANEJAMENTO
Nova secretária da Educação quer construir 32 escolas de educação infantil em Caxias do Sul
Novas escolas de educação infantil em Caxias do Sul serão construídas por meio de Parcerias Público-Privadas, as populares PPP's
POLÍTICA
Câmara de Vereadores de Garibaldi debate saúde, educação e infraestrutura em Sessão Ordinária
Foram abordados projetos para ampliação de atendimentos médicos e melhorias urbanas
CLIMA
Bolha de calor deixará temperaturas perto dos 40ºC em cidades do RS
Quinta (16) e sexta-feira (17) devem ser dias de calor excessivo com marcas ao redor e acima de 35ºC em grande número de municípios
OBRA
Asfaltamento de trecho da ERS-437, entre Vila Flores e Antônio Prado, deve iniciar nos próximos dias
As obras devem durar 10 meses a partir do início oficial dos trabalhos e custam R$ 121 milhões
EXÉRCITO BRASILEIRO
Jovens caxienses podem cumprir serviço militar em São Gabriel
Não há necessidade de deslocamento, pois representantes das unidades militares daquela região virão até Caxias do Sul para realizar o processo seletivo
Cookies e Privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade