Serra Gaúcha tem mais três cidades em estado de emergência devido às chuvas

Estão na lista Ipê, Nova Roma do Sul e Antônio Prado. Bagé, no Sul do Estado, também compõe o documento do Governo Federal, divulgado nesta segunda (27)

Publicado por
14:00 - 28/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Serra Gaúcha tem mais três cidades em estado de emergência devido às chuvas

Levantamento dos estragos em Ipê, onde teve deslizamentos de terra, inundações de imóveis e interrupções de estradas - (Foto: Reprodução/Diário de Vacaria)

Foram reconhecidas em estado de emergência, quatro cidades gaúchas devido às chuvas: Bagé, Ipê, Nova Roma do Sul e Antônio Prado. A informação foi publicada na portaria n.º 1.881 do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (27) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional.

Com a medida, as cidades estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para executar ações de defesa civil, como compra de cestas básicas e de água potável.

Até o momento, o Rio Grande do Sul tem 376 municípios com reconhecimento federal vigente devido às fortes chuvas das últimas semanas.

Municípios podem solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp