Semana do Livro de Bento Gonçalves inicia no dia 22 de abril

Programação contém contação de histórias, teatro e visita guiada em escolas

Publicado por
14:20 - 18/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Pexels/Aline Viana Prado)

A partir da próxima segunda-feira (22), Bento Gonçalves tem um encontro marcado com narrativas, com a imaginação, com a interação de um mundo infinito de possibilidades de vivenciar experiências únicas e plenas de significado. A Semana do Livro tem esse objetivo de promover a relação entre o ser humano e o livro, a literatura e a leitura, incentivando a ter acesso aos seus conteúdos e valores, celebrando a sua universalidade.

A Biblioteca Pública Castro Alves elaborou uma programação que reflete as múltiplas presenças que o livro possui na sociedade, no cotidiano, na vida. Dessa forma, as ações e atividades proporcionam experiências e vivências que geram espaços e diálogos culturais e literários, pois esse universo está ligado ao conhecimento e à informação, à imaginação e ao sonho, a realidade e a ficção.

Nada melhor iniciar com grandes narrativas e personagens da Literatura Universal, como Peter Pan, Romeu e Julieta, o Cavalo de Troia, tudo junto na peça de teatro do Grupo Ueba, de Caxias do Sul, “Conto contigo e comigo”. A peça será encenada logo após a abertura oficial da Semana do Livro, às 9h, na Fundação Casa das Artes.

Em três dias da semana (veja programação abaixo), a equipe da Biblioteca Pública irá realizar a distribuição de livros em bairros da Zona Norte e Sul e no Centro, disponibilizando-os em locais de fácil acesso para serem usufruídos, através do projeto “Livro Encontrado”.

Na tarde do dia 23 de maio, será realizada a instalação cultural “Varal Literário” nas Ruas Saldanha Marinho e Júlio de Castilhos. Serão pendurados nas grades de proteção das calçadas das vias trechos de livros, de poesias, de poemas, de escritores como Clarice Lispector, Mário Quintana, Vinícius de Moraes, Ryane Leão, Fernando Pessoa, Douglas Ceccagno, Sabrina Dalbelo, Guilherme Krema.

Anexados a estes, encontram-se as redes sociais da Biblioteca Pública Castro Alves. Recomenda-se que os leitores tirem fotos dos poemas, postem em suas redes sociais e marquem a Biblioteca Pública, com o intuito de divulgar a literatura.

A Biblioteca Pública vai realizar contação de histórias e visita guiada para as escolas e o Projeto Sesc Mais Leitura traz, para quatro instituições de ensino, a multiartista e contadora de histórias afrocentradas, Mayura Matos, com a sua performance “Kuumba: Criatividade, Encontros e Afetos” que fala sobre uma viajante no tempo em busca de histórias. “Kuumba” tem observações nos valores civilizatórios afro brasileiro.

Ainda, a historiadora Cristine Tedesco realiza a palestra “Mulheres escritoras do Renascimento e do Barroco” para os alunos da EMEM Alfredo Aveline, na Biblioteca Pública. A atividade conta com a mediação de Eunice Pigozzo.

Finalizando a programação, a Biblioteca Pública sedia o Bingo Literário, com a Maturidade Ativa do Sesc.

A bibliotecária da Biblioteca Pública Castro Alves, Paula Porto, comenta sobre a programação proporcionar meios de aproximação para o público. “O livro está presente em todas as sociedades, pois é uma invenção do ser humano, deste anseio de registrar, de escrever para o outro. Nesse sentido, a programação foi pensada de forma que pudesse contemplar da criança a pessoa idosa, de aproximar e incentivar o público de ampliar sua relação com livro, de conhecer um escritor (a), de se aventurar em narrativas”.

A Semana do Livro é uma realização da Secretaria de Cultura, Fundação Casa das Artes e Biblioteca Pública Castro Alves e conta com a apoio da Secretaria de Educação e Sesc.

Programação
22 de abril
8h30 – Abertura da Semana do Livro na Fundação Casa das Artes
9h – Peça de teatro do Grupo UEBA – “Conto contigo e comigo”
Tarde – Projeto Livro Encontrado em bairros na Zona Norte

23 de abril
Manhã – Projeto Livro Encontrado nos bairros da Zona Sul
Tarde – Varal Literário no bairro Centro

24 de abril
8h – Contação de histórias e visita guiada na Biblioteca Pública Castro Alves
08h30 – EMEF Tancredo de Almeida Neves – Projeto Sesc Mais Leitura
10h30 –  EEEF General Bento Gonçalves da Silva – Projeto Sesc Mais Leitura

25 de abril
Manhã
Projeto Livro Encontrado no bairro Centro
08h30 – EMEF Ernesto Dorneles – Projeto Sesc Mais Leitura
Tarde
14h – Contação de histórias e visita guiada na Biblioteca Pública Castro Alves
16h30 – Colégio Estadual Dona Isabel – Projeto Sesc Mais Leitura

26 de abril
9h – Palestra: “Mulheres escritoras do Renascimento e Barroco”, com a historiadora Dr.ª Cristine Tedesco e mediação de Eunice Pigozzo – Local: Biblioteca Pública Castro Alves
14h – Bingo Literário, com a Maturidade Ativa do Sesc

*Com informações do Olá Serra Gaúcha

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp