Semana do Dia Nacional do Imigrante começa com exposição de fotos em Caxias do Sul

A programação é totalmente gratuita e ocorre de 25 a 29 de junho, das 10h às 16h, no Monumento ao Imigrante

Publicado por
15:43 - 20/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Divulgação/SMC)

A Semana Alusiva ao Dia Nacional do Imigrante em Caxias do Sul ocorre de 25 a 29 de junho, das 10h às 16h, no monumento, às margens da BR-116. A programação é totalmente gratuita e conta com exposição fotográfica, ações de grafitagem e diversos bate-papos com personalidades conhecidas no cenário caxiense.

A semana tem seu início no dia 25 de junho, a partir das 10h, com a exposição “Raça”, seguida pelo bate-papo: “Colorismo e identidade racial”, com a fotógrafa Tatieli Sperry.

No dia 26, o bate-papo é com a doutoranda em letras da UFRGS, Mônica Chissini, com o tema “Do Campo dos Bugres a Caxias do Sul: reescrever narrativas e imaginar novos mundos”. Seguido por uma conversa sobre a Imigração Italiana com o professor João Tonus, ex-secretário da Cultura. Nos dias 27 e 28 de junho tem exposição, com visita mediada e dinâmica com Rally Cultural.

No encerramento, dia 29 de junho, sábado, a programação conta com ação de grafitagem tendo como temática “Diversidade Imigratória” com a curadoria de Andrigo Martins, atividade de biblioteca humana com imigrantes e mediação na Galeria de Arte Antônio Caringi.

A ideia é refletir sobre a importância dos diferentes grupos culturais na construção da identidade nacional e regional de Caxias, além de celebrar a diversidade que torna a comunidade caxiense singular e multicultural.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas entrar em contato pelo telefone (54) 3221- 2423.

Serviço

Semana Alusiva ao Dia Nacional do Imigrante

Data: 25 a 29 de junho.

Horário: 10 às 16h

Local: Monumento Nacional ao Imigrante (BR 116, Km 150 – Petrópolis, Caxias do Sul

Promoção: Diretoria de Museus e Memórias – Secretaria Municipal da Cultura – Prefeitura de Caxias do Sul.

O evento conta com os parceiros e apoiadores: Secretaria do Turismo, Unidade de Artes Visuais, Biblioteca Municipal, Irapuru Transportes e Serrana Tintas. A exposição “Raça” de Tatieli Sperry tem o apoio da Randoncorp.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp