Os funcionários da Visate, empresa responsável pelo transporte público coletivo de Caxias do Sul, decidiram, no final da madrugada desta terça-feira (8), pela paralisação das atividades devido ao atraso do pagamento dos salários. Com a adesão, nenhum ônibus saiu das garagens da empresa no bairro São Caetano, deixando assim a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul sem transporte público.
Reunião e tratativas
A manhã desta terça foi de reuniões entre funcionários, empresa e prefeitura municipal. A última proposta foi referente aos repasses. Nesta segunda (7) foi pago 30% do salário; nesta terça, seria pago mais 30%; e finalizando o restante nesta quarta-feira (9), quando o subsídio da prefeitura entrar. Caso não houvesse acordo, 50% dos trabalhadores deveriam retornar ao trabalho, conforme mediação do Ministério do Trabalho.
A proposta não foi aceita e assim, 50% da frota circulará em Caxias do Sul. Ainda não há definição de quais linhas e nem horários para normalização. A normalização de 100% da frota se dará após o pagamento completo aos funcionários.
Atualização (13h30)
A Visate conseguiu uma antecipação de valores com o banco, com o compromisso assinado da prefeitura para os repasses do subsídio de R$ 6 milhões do Governo Federal até quarta-feira (9). Pelas informações, o total de salários serão pagos até às 16h. Os 200 ônibus iniciaram a circulação na cidade por volta de 13h35. Cerca de 200 ônibus circulam atualmente em Caxias do Sul, sendo que a Visate possui 836 funcionários nos diversos setores.
Fotos: Fábio Carnesella/Grupo RSCOM