Seduc inicia mutirão de inscrições Enem 2024 para garantir participação de estudantes gaúchos

Dia E ocorre na quarta-feira (12), com ações de inscrição em todas as escolas estaduais de Ensino Médio

Publicado por
18:03 - 10/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Poupança de incentivo a estudantes do ensino médio terá R$ 6,1 bilhões

Foto: Gabriel Jabur / Agência Brasília

A Secretaria da Educação (Seduc) começou, nesta segunda-feira (10), o Mutirão Enem 2024. Diversas ações estão sendo promovidas na Rede Estadual para garantir que todos os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio das escolas estaduais participem da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os prazos para se inscrever nas provas foram prorrogados até 14 de junho. Os candidatos gaúchos estão isentos da taxa de inscrição devido à crise ambiental e meteorológica que atingiu o Estado em maio.

Objetivo do Mutirão Enem 2024

O Mutirão Enem 2024 tem o objetivo de mobilizar toda a comunidade escolar em um esforço coletivo. Além do trabalho de divulgação realizado por professores e pela equipe diretiva das escolas, as atividades planejadas pretendem incentivar o protagonismo juvenil, com os próprios alunos sendo estimulados a criar iniciativas para valorizar a inscrição. Nas redes sociais da Seduc, serão compartilhados conteúdos e informações sobre a prova durante toda a semana para aumentar a participação dos estudantes gaúchos no Enem.

Dia E: mobilização intensiva

No dia 12 de junho, ocorrerá o Dia E, em que todas as instituições de Ensino Médio da Rede Estadual realizarão um mutirão de inscrições. A proposta é que cada escola organize equipes de mobilização, que passarão em salas de aula para verificar e incentivar as inscrições dos alunos. Também está prevista a montagem de estações de inscrições em áreas comuns, como pátios ou locais cobertos, facilitando o acesso dos candidatos.

Números e Metas

O Rio Grande do Sul possui 1.106 escolas estaduais de Ensino Médio, que atendem a 273.115 estudantes. Destes, 71.673 estão cursando o terceiro ano. A meta é garantir que cada um desses alunos esteja inscrito no Enem 2024. As provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro.

Importância do Enem

O Enem mede o desempenho escolar dos estudantes ao final da Educação Básica. O exame é a principal porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil, sendo utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Ajustes no Cronograma do Enem 2024

Outras datas do cronograma do Enem 2024 também foram ajustadas. O prazo para solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social foi estendido até 14 de junho.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp