OPORTUNIDADE

Sebrae-RS reabre inscrições para o processo seletivo de agente local de inovação com vagas na Serra Gaúcha

São diversas vagas tanto para os agentes quanto para orientadores em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Processo seletivo está disponível até o dia 11 de outubro

Processo seletivo está aberto até 11/10
Processo seletivo está aberto até 11/10 | SEBRAE-RS

O Sebrae-RS juntamente com a Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec) reabriram as inscrições para o processo seletivo de bolsistas para Agente Local de Inovação (ALI)

As inscrições vão até as 18h de 11 de outubro, e deverão ser feitas por meio do portal da FAPETEC – www.fapetec.org, seguindo a ordem Processos Seletivos -> Processo Seletivo SEBRAE/RS – ALI 01/2024 -> Ver detalhes -> Edital e Comunicados, sem pagamento de taxa.

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 3 vagas (mais cadastro reserva) para orientadores, com bolsa no valor de R$ 6.500,00, para atuar nas metodologias Produtividade e Educação Empreendedora e mais de 40 vagas (mais cadastro reserva) para os agentes, com o valor de bolsa de R$ 5 mil.

As vagas estão sendo disponibilizadas para diversas regiões do Estado, tais como Bagé e região, Caçapava do Sul, Erechim, Noroeste, Novo Hamburgo, Pelotas, Região Metropolitana de Porto Alegre, Santa Maria e Região, São Borja e Região, Serra Gaúcha, Vale do Rio Pardo e Vales do Taquari.

A atuação do bolsista Produtividade (duração de até 30 meses) consiste na aplicação de ferramentas ágeis que trabalham a aplicação de diagnóstico, levantamento e priorização de problemas, identificação, testagem e validação de solução, planejamento e monitoramento da implantação da solução e mensurações inicial e final. Esta dinâmica acontece em ciclos de até 6 meses, com visitas presenciais às empresas para realização de encontros coletivos e individuais.

A base da pesquisa é composta por, no mínimo, 22 e, no máximo, 25 empresas (microempresas e empresa de pequeno porte) por ciclo. No projeto deste Edital ocorrerão 5 ciclos de 6 meses. Ao final, o bolsista terá acompanhado até 125 empresas que comporão sua base de dados para identificação dos resultados obtidos a partir da implantação da inovação, que deverão ser registrados em produtos técnicos e bibliográficos (artigo, estudo de caso, diagrama Canvas, relatório técnico de pesquisa; dentre outros).

Já a atuação do bolsista de Educação Empreendedora (com duração de 24 meses) consiste na aplicação de ferramentas ágeis que trabalham a aplicação de diagnóstico, levantamento e priorização de problemas, identificação, planejamento e monitoramento da implantação da solução e mensurações inicial e final. Esta dinâmica acontece em ciclos de até 12 meses, com visitas presenciais às instituições de ensino da educação básica para realização de 14 encontros individuais.

A base da pesquisa é composta por, no mínimo, 12 e, no máximo, 15 instituições de ensino da educação básica por ciclo. No projeto deste Edital, ocorrerão até 2 ciclos de 12 meses. Ao final, o bolsista terá acompanhado até 30 instituições de ensino da educação básica, que comporão sua base de dados para identificação dos resultados obtidos a partir da implantação da inovação, que deverão ser registrados em produtos técnicos e bibliográficos (artigo, estudo de caso, diagrama canvas, relatório técnico de pesquisa; dentre outros).

Exigências Curriculares

Para as vagas de Agentes de Produtividade, o que se pede é formação universitária completa (graduação) em qualquer área de conhecimento, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação.

Também é exigida experiência como profissional de nível superior de, no mínimo, 6 (seis) meses em inovação: projetos de inovação; ambientes de inovação; ecossistemas de inovação; inovação no ambiente empresarial; inovação em ambientes digitais; transformação digital; métodos ágeis.

Já para Agentes de Educação Empreendedora, o requisitio é formação universitária completa (graduação) em Gestão e Empreendedorismo, Administração, Administração Pública, Engenharias, Pedagogia, Licenciaturas, Comunicação Social ou Comunicação e Marketing, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação. E ter experiência como profissional de nível superior de, no mínimo, 6 meses em atividades relacionadas à atuação na educação, gestão pedagógica, tecnologias da educação e inovação no campo educacional. Além de ter disponibilidade para realizar visitas técnicas às instituições de ensino para aplicação da metodologia.

No caso dos Orientadores, a exigência é de pós-graduação completa (stricto sensu – mestrado e/ou doutorado) em qualquer área de conhecimento, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação. Devem ter experiência como profissional de nível superior de, no mínimo, 12 (doze) meses, em atividades práticas relacionadas a Gestão da Inovação e ter experiência em atividades de orientação técnica/ acadêmica.

Etapas do Processo Seletivo

O processo seletivo para os Agentes passará por 3 etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório: a primeira é a avaliação de conhecimentos, a segunda é a análise curricular e de documentos e a última é a avaliação de habilidades e perfil (pitch).

para os Orientadores o processo seletivo será composto por 2 etapas, eliminatórias e classificatórias: análise curricular e de documentos e entrevistas por competências.

O candidato pode acessar mais informações no Comunicado 01 e Anexos que estão disponíveis na página da Fapetec no site: www.fapetec.org. Além disso, em caso de dúvidas é possível acessar o Fale Conosco no próprio site da entidade ou pelo email: [email protected].

Sobre a FAPETEC: Fundação sem fins lucrativos de apoio a pesquisa, ensino, tecnologia e cultura. A entidade oferece serviços nas áreas de Recursos Humanos (Conhecimento a Serviço do Homem), Jurídico (Serviços Embasados na Legalidade) e Núcleo de Estudos e Pesquisas, sempre com o objetivo de orientar, capacitar e instruir os profissionais de empresas de qualquer área, entidades e órgãos governamentais para atingir suas metas. Mais informações: www.fapetec.org.