O Sebrae-RS juntamente com a Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec) reabriram as inscrições para o processo seletivo de bolsistas para Agente Local de Inovação (ALI)
As inscrições vão até as 18h de 11 de outubro, e deverão ser feitas por meio do portal da FAPETEC – www.fapetec.org, seguindo a ordem Processos Seletivos -> Processo Seletivo SEBRAE/RS – ALI 01/2024 -> Ver detalhes -> Edital e Comunicados, sem pagamento de taxa.
Ao todo, estão sendo disponibilizadas 3 vagas (mais cadastro reserva) para orientadores, com bolsa no valor de R$ 6.500,00, para atuar nas metodologias Produtividade e Educação Empreendedora e mais de 40 vagas (mais cadastro reserva) para os agentes, com o valor de bolsa de R$ 5 mil.
As vagas estão sendo disponibilizadas para diversas regiões do Estado, tais como Bagé e região, Caçapava do Sul, Erechim, Noroeste, Novo Hamburgo, Pelotas, Região Metropolitana de Porto Alegre, Santa Maria e Região, São Borja e Região, Serra Gaúcha, Vale do Rio Pardo e Vales do Taquari.
A atuação do bolsista Produtividade (duração de até 30 meses) consiste na aplicação de ferramentas ágeis que trabalham a aplicação de diagnóstico, levantamento e priorização de problemas, identificação, testagem e validação de solução, planejamento e monitoramento da implantação da solução e mensurações inicial e final. Esta dinâmica acontece em ciclos de até 6 meses, com visitas presenciais às empresas para realização de encontros coletivos e individuais.
A base da pesquisa é composta por, no mínimo, 22 e, no máximo, 25 empresas (microempresas e empresa de pequeno porte) por ciclo. No projeto deste Edital ocorrerão 5 ciclos de 6 meses. Ao final, o bolsista terá acompanhado até 125 empresas que comporão sua base de dados para identificação dos resultados obtidos a partir da implantação da inovação, que deverão ser registrados em produtos técnicos e bibliográficos (artigo, estudo de caso, diagrama Canvas, relatório técnico de pesquisa; dentre outros).
Já a atuação do bolsista de Educação Empreendedora (com duração de 24 meses) consiste na aplicação de ferramentas ágeis que trabalham a aplicação de diagnóstico, levantamento e priorização de problemas, identificação, planejamento e monitoramento da implantação da solução e mensurações inicial e final. Esta dinâmica acontece em ciclos de até 12 meses, com visitas presenciais às instituições de ensino da educação básica para realização de 14 encontros individuais.
A base da pesquisa é composta por, no mínimo, 12 e, no máximo, 15 instituições de ensino da educação básica por ciclo. No projeto deste Edital, ocorrerão até 2 ciclos de 12 meses. Ao final, o bolsista terá acompanhado até 30 instituições de ensino da educação básica, que comporão sua base de dados para identificação dos resultados obtidos a partir da implantação da inovação, que deverão ser registrados em produtos técnicos e bibliográficos (artigo, estudo de caso, diagrama canvas, relatório técnico de pesquisa; dentre outros).
Exigências Curriculares
Para as vagas de Agentes de Produtividade, o que se pede é formação universitária completa (graduação) em qualquer área de conhecimento, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação.
Também é exigida experiência como profissional de nível superior de, no mínimo, 6 (seis) meses em inovação: projetos de inovação; ambientes de inovação; ecossistemas de inovação; inovação no ambiente empresarial; inovação em ambientes digitais; transformação digital; métodos ágeis.
Já para Agentes de Educação Empreendedora, o requisitio é formação universitária completa (graduação) em Gestão e Empreendedorismo, Administração, Administração Pública, Engenharias, Pedagogia, Licenciaturas, Comunicação Social ou Comunicação e Marketing, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação. E ter experiência como profissional de nível superior de, no mínimo, 6 meses em atividades relacionadas à atuação na educação, gestão pedagógica, tecnologias da educação e inovação no campo educacional. Além de ter disponibilidade para realizar visitas técnicas às instituições de ensino para aplicação da metodologia.
No caso dos Orientadores, a exigência é de pós-graduação completa (stricto sensu – mestrado e/ou doutorado) em qualquer área de conhecimento, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação. Devem ter experiência como profissional de nível superior de, no mínimo, 12 (doze) meses, em atividades práticas relacionadas a Gestão da Inovação e ter experiência em atividades de orientação técnica/ acadêmica.
Etapas do Processo Seletivo
O processo seletivo para os Agentes passará por 3 etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório: a primeira é a avaliação de conhecimentos, a segunda é a análise curricular e de documentos e a última é a avaliação de habilidades e perfil (pitch).
Já para os Orientadores o processo seletivo será composto por 2 etapas, eliminatórias e classificatórias: análise curricular e de documentos e entrevistas por competências.
O candidato pode acessar mais informações no Comunicado 01 e Anexos que estão disponíveis na página da Fapetec no site: www.fapetec.org. Além disso, em caso de dúvidas é possível acessar o Fale Conosco no próprio site da entidade ou pelo email: [email protected].
Sobre a FAPETEC: Fundação sem fins lucrativos de apoio a pesquisa, ensino, tecnologia e cultura. A entidade oferece serviços nas áreas de Recursos Humanos (Conhecimento a Serviço do Homem), Jurídico (Serviços Embasados na Legalidade) e Núcleo de Estudos e Pesquisas, sempre com o objetivo de orientar, capacitar e instruir os profissionais de empresas de qualquer área, entidades e órgãos governamentais para atingir suas metas. Mais informações: www.fapetec.org.