Os intensos temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde a madrugada da última sexta-feira (29/12/2023) resultaram em sérios transtornos em várias cidades, changando a causar a interrupção do fornecimento de energia em mais de 200 mil locais. No entanto, nesta manhã de terça-feira (02), houve uma redução desse número para 176 mil pontos sem luz em todo o estado.
Leia mais
A região mais impactada foi a área de concessão da Rio Grande Energia (RGE), onde cerca de 158 mil localidades permanecem sem luz devido aos efeitos do temporal que atingiu diversas partes do Estado nesta segunda-feira (01).
Os fatores principais que contribuíram para os problemas no fornecimento de energia foram o elevado volume de chuvas, descargas atmosféricas e ventos intensos, resultando em danos à rede elétrica, principalmente por quedas de galhos, árvores e objetos arremessados pelo vento. Equipes da RGE e da CEEE estão empenhadas em restabelecer o serviço o mais rápido possível.
As áreas mais afetadas pelos temporais foram Canoas, Vale do Taquari, Central, Vale do Sinos e Vale do Rio Pardo. Na área de concessão da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), ainda há 18 mil pontos sem luz nesta manhã. Em Porto Alegre, o número reduziu para 4,5 mil, com previsão de restabelecimento durante a manhã de hoje.
*Com informações de Correio do Povo