Rio Grande do Sul pode enfrentar novas cheias com alta precipitação, alerta MetSul

A situação é agravada em locais com grande quantidade de lixo e entulho acumulado nas ruas, que comprometem as redes de esgoto e rios não assoreados

Publicado por
23:50 - 13/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Justiça envia R$ 180 milhões a municípios em calamidade após enchentes no RS

Enchente em Novo Hamburgo que deixou rastros de destruição -(Foto: Alice Corrêa/Grupo RSCOM)

Quando parecia que o pesadelo das enchentes havia terminado, o Rio Grande do Sul deve se preparar para registrar chuva com volumes elevados novamente a partir deste final de semana. A MetSul Meteorologia alerta para a possibilidade de novas cheias em rios do estado devido à alta precipitação prevista entre os dias 15 e 20 deste mês. A situação é agravada em locais com grande quantidade de lixo e entulho acumulado nas ruas, que comprometem as redes de esgoto e rios não assoreados.

Semelhanças com cenários anteriores

“O cenário que levará a este episódio de chuva volumosa guarda semelhança com um bloqueio atmosférico associado a uma massa de ar seco e quente no Centro do Brasil, que impede o avanço da instabilidade e mantém a chuva por dias seguidos sobre o território gaúcho. Apesar dos volumes de chuva projetados serem altos, não são tão extremos como os ocorridos anteriormente”, reforça a MetSul.

Previsão do tempo

Na sexta-feira (14), o tempo permanece firme, com máximas próximas dos 30ºC em algumas regiões e parcial nebulosidade. No final do dia, o tempo começa a mudar no Extremo Sul do RS, na região de Chuí e Santa Vitória do Palmar. No sábado (15), uma frente fria acompanhada de uma área de baixa pressão avança pelo estado.

Preocupação com o domingo

Os altos volumes de chuva devem ser registrados apenas no domingo, com precipitação acima de 50mm em pontos do Centro e do Norte do RS. “Há uma enorme preocupação da população e das autoridades sobre o que pode ocorrer no domingo, como se um desastre fosse iminente, mas não é a chuva de apenas um dia que nos preocupa mais. O problema é que ela não se limita ao fim de semana e prossegue na semana que vem”, completou o instituto.

Riscos de alagamentos e cheias

No domingo (16), algumas cidades podem registrar alagamentos devido ao acúmulo de água, mas os rios não devem sair do leito. Entretanto, deve chover todos os dias na próxima semana no RS, o que pode resultar em novas cheias dos rios ao longo do período. A MetSul Meteorologia destaca que as bacias que exigem maior atenção são as dos rios Uruguai, Taquari, Caí, Sinos, Gravataí e Camaquã.

Acumulados de precipitação

Segundo a MetSul, os modelos indicam maiores acumulados de precipitação na metade Norte do RS e no Oeste de Santa Catarina nos próximos 10 dias, com a chuva podendo passar dos 200 mm em alguns pontos. A população e as autoridades devem permanecer atentas e se preparar para possíveis eventos adversos decorrentes das chuvas intensas.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp