O balanço do quinto dia de enfrentamento do temporal que atingiu o Rio Grande do Sul durante a semana foi apresentado em nova entrevista coletiva do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico no final da tarde desta sexta (3). Além do prefeito, outras autoridades e lideranças de equipes de resgate participaram do comunicado.
Leia mais
A prioridade da atuação das forças de segurança no dia foi o resgate de pessoas desaparecidas em Galópolis e demoradores ilhados em comunidade do distrito de Vila Cristina. As equipes de acesso encontram muita dificuldade devido à destruição ou interrupção de vias de acesso. Confira os principais temas:
GALÓPOLIS: Segundo o Major Garcia, representante dos Bombeiros, 79 militares estão empregados no interior de Caxias do Sul para o resgate de pessoas desaparecidas. Na noite desta sexta, três pessoas foram encontradas sem vida sob os escombros do desmoronamento que atingiu residências na manhã de quinta. Com isso, são quatro vítimas fatais na ocorrência. Outra pessoa desaparecida é uma senhora de 80 anos que caiu no Arroio Pinhal.
Imagens aéreas divulgadas pela Prefeitura mostram a dimensão do desastre. O deslizamento, ao sul de Galópolis pela BR-116 derrubou quatro residências e interrompeu mais de cem metros da pista. As buscas continuam ininterruptas, com maquinário de grande porte cedido pela prefeitura municipal para retirada dos entulhos.
VILA CRISTINA: Por volta das 14h, equipes da prefeitura de Caxias do Sul iniciaram o resgate de pessoas ilhadas nas localidades de Vila Cristina. O acesso principal ao distrito está bloqueado devido à destruição da BR 116 no km 170, cerca de 1km acima da rótula com a ERS-452.
Ao todo, 41 pessoas da Vila São Pedro foram resgatadas e abrigadas no Ginásio Poliesportivo do Sesi, no Bairro Fátima. Participaram da ação equipes da Prefeitura, Secretaria Municipal de Trânsito, Guarda Municipal, Samu, Exército e Brigada Militar.
BARRAGEM DAL BÓ: O diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, informou uma queda de um metro no nível da Barragem Dal Bó nas últimas 24 horas. Apesar disso, foi emitido novo alerta para que os moradores do entorno mantenham a evacuação da área. Nas redes sociais, a autarquia informa que o motivo é a previsão de uma chuva torrencial na madrugada deste sábado (04), o que pode provocar uma nova alta no nível da barragem.
ABASTECIMENTO:
Sistema Marrecas – ETA Morro Alegre ainda inoperante devido à dificuldade de acesso e das condições climáticas adversas para permitir o conserto da adutora rompida. Será realizada uma força-tarefa para efetuar o reparo. Trata-se de um trabalho gradativo e a previsão é de que o abastecimento seja retomado na segunda-feira.
Sistema Samuara – Abastecimento interrompido em virtude do alagamento da Estação de Tratamento de Água que atende o Sistema. Algumas localidades são abastecidas pelo Sistema Faxinal.
Sistema Maestra – ETA Celeste Gobatto operando normalmente.
Sistema Faxinal – ETA Parque da Imprensa operando normalmente.
Sistema Dal Bó – ETA Borges de Medeiros operando normalmente.
Vila Cristina, Criúva, Santa Justina e Vila Oliva – Regiões seguem sem energia e sem comunicação.
Fazenda Souza – Abastecimento funcionando por meio de poços e bicas. 80% da população está recebendo água.
Forqueta – Parte está sendo abastecida pelo Sistema Faxinal e caminhões-pipa foram enviados às regiões mais altas para realizar o abastecimento emergencial.
NÚMERO SAMAE – O telefone 115 do Samae segue inoperante. O número para entrar em contato com a autarquia é (51) 2024.0810.
Salientamos que como o código de área é de outro município, é preciso colocar número 0 e o código da operadora antes do número.
Ex: 0xx51 2024.0810