Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus chegam a Caxias do Sul no próximo domingo, dia 17

Urna em que estão armazenados os ossos de um fêmur e um pé da santa chegará por volta de 10h45 nas proximidades da igreja São Pelegrino

Publicado por
14:13 - 13/03/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus chegam a Caxias do Sul no próximo domingo, dia 17

As relíquias visitam cidades e locais onde estão os frades carmelitas e as irmãs carmelitas. Foto: Acervo Ordem do Carmelo Descalço

Desde o ano passado percorrem o Brasil as relíquias de Santa Teresinha, visitando cidades e locais onde estão os frades carmelitas e as irmãs carmelitas. Em Caxias do Sul, o Carmelo do Menino Jesus existe há mais de 70 anos e, portanto, as relíquias visitarão a região nos dias 17, 18 e 19 de março.

Em 2023, foram celebrados os 150 anos do nascimento de Santa Teresinha do Menino Jesus, uma religiosa carmelita francesa que morreu aos 24 anos. No ano de 2025, serão os 100 anos de sua canonização. Ela foi proclamada Doutora da Igreja e padroeira das Missões, sem nunca ter saído do Carmelo, mas por ter oferecido sua doença e seus sofrimentos em oração pela evangelização em todo o mundo.

Na Diocese, as relíquias irão visitar a Catedral Diocesana e o Carmelo do Menino Jesus, em Caxias do Sul, e o Santuário Santo Antônio, em Bento Gonçalves. A urna em que estão armazenados os ossos de um fêmur e um pé de Santa Teresinha chegará em Caxias do Sul às 10h45 de domingo (17) nas proximidades da igreja São Pelegrino. Em carreata, o grupo vai se deslocar até a Catedral Diocesana, onde será celebrada uma missa às 11h. Ao longo da tarde serão realizados momentos de oração e a explicação da espiritualidade de Santa Teresinha. Às 17h acontecerá a bênção das rosas, na Catedral, e o envio para o Carmelo do Menino Jesus, em carreata.

No Carmelo, onde residem as irmãs carmelitas, a chegada é seguida de momento de espiritualidade e, às 18h, o bispo diocesano, Dom José Gislon, irá presidir missa para toda a comunidade. A igreja do Carmelo abrirá às 06h30min da segunda-feira, dia 18 de março, para a oração das Laudes e nova missa às 7h. Logo depois, às 08h30min, acontece mais um momento de espiritualidade de Santa Teresinha.

A urna chegará a Bento Gonçalves em 18 de março no final da manhã, na Pipa-Pórtico. Um caminhão do Corpo de Bombeiros, acompanhado da Guarda Civil Municipal e do Departamento Municipal de Trânsito, irão conduzir as relíquias em procissão até o Santuário Santo Antônio, no centro da cidade.

Ao meio-dia, às 18h e às 19h serão celebradas missas no Santuário Santo Antônio. Nos intervalos, os frades carmelitas estarão no Santuário explicando sobre as relíquias e trabalhando a espiritualidade de Santa Teresinha. Haverá a récita do Terço em alguns horários e também a oração das “Completas”, a oração do final da noite e posterior fechamento do Santuário.

A despedida das relíquias será no dia 19 de março, no início da manhã. O Santuário reabre a partir das 4h e às 06h, encerra-se o momento da passagem histórica.

Confira a programação completa da peregrinação das relíquias

Catedral Diocesana de Caxias do Sul

17 de março | Domingo
10h45min: Acolhida das relíquias de Santa Teresinha na igreja São Pelegrino e procissão até a Catedral
11h: Missa na Catedral e bênção das rosas
12h30min: Oração e meditação com os Textos Teresianos
14h: Terço das rosas, em oração pela Igreja e pelos sacerdotes
15h: Catequese sobre a espiritualidade de Santa Teresinha
16h: Terço de Santa Teresinha e meditação sobre suas poesias
17h: Bênção das rosas e envio das relíquias para o Carmelo do Menino Jesus, em carreata

Carmelo do Menino Jesus (Rua César Stalivieri, 527, bairro São Leopoldo)

17 de março | Domingo
17h15min: Chegada das relíquias no Carmelo do Menino Jesus e momento de espiritualidade
18h: Missa presidida por Dom José Gislon, com o tema: “No coração da Igreja, minha mãe, serei o amor”
18 de março | Segunda
6h30min: Oração das Laudes
7h: Santa Missa
7h30min: Oração da Tercia
8h30min: Momento de espiritualidade de Santa Teresinha

Santuário Santo Antônio (Bento Gonçalves)

18 de março | Segunda
11h45min: Acolhida das relíquias na Pipa Pórtico e carreata até o Santuário
12h e 18h: Missas no Santuário Santo Antônio
14h, 16h e 18h45min: Catequeses sobre a espiritualidade de Santa Teresinha
15h: Terço de Santa Teresinha
20h: Missa da Juventude, com bênção das rosas
21h: Oração das Completas
19 de março | Terça
4h: Reabertura e momento de oração no Santuário
6h: Envio das relíquias

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp