Prorrogada validade das carteiras de Passe Livre Intermunicipal para PCD’s

As carteiras que venceriam a partir de 1º de janeiro de 2024 terão sua validade estendida até 31 de dezembro

Publicado por
19:15 - 13/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Faders prorroga validade das carteiras de passe livre intermunicipal

(Foto: Divulgação)

A Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades (Faders), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), anunciou a prorrogação da validade das carteiras de Passe Livre Intermunicipal. As carteiras que venceriam a partir de 1º de janeiro de 2024 terão sua validade estendida até 31 de dezembro.

Medida excepcional

A prorrogação foi necessária devido à indisponibilidade do sistema utilizado para o encaminhamento e controle do benefício durante os últimos 30 dias. A carteira é destinada a pessoas com deficiência comprovadamente carentes, garantindo-lhes o direito ao transporte intermunicipal gratuito.

Anúncio e colaboração

A decisão, anunciada em maio, foi tomada em conjunto com várias entidades: a Sedes, a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), a Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM) e a Associação Rio-Grandense de Transporte Intermunicipal (RTI). A prorrogação considera o estado de calamidade no Rio Grande do Sul devido às enchentes.

Importância da medida

O presidente da Faders, Marco Antônio Lang, ressaltou a importância da medida: “Estamos cientes dos desafios enfrentados por nossa comunidade em tempos tão difíceis. Estender a validade das carteiras de Passe Livre Intermunicipal é um passo fundamental para garantir o direito de ir e vir e promover a inclusão de pessoas com deficiência, mesmo diante das adversidades,” afirmou.

Comprovante de prorrogação

Para facilitar o deslocamento dos usuários do passe, a Faders fornece uma cópia do ofício circular emitido, que pode ser utilizado como comprovante da prorrogação.

Informações de Contato

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones: (51) 3287-6508 e (51) 8482-0334.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp