Projeto “Nossa Água” transforma paisagem urbana em Caxias do Sul com arte de mural

A paisagem da bacia de captação da Maestra, na Zona Norte, foi revitalizada na última semana, trazendo cores vibrantes e novos traços para quem passa pela Rua Olímpio Suzin

Publicado por
17:44 - 18/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Diogo Severo)

Por meio do projeto “Nossa Água”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e o Atelier Gustavo Gomes, a torre de tomada de água de uma das cinco barragens de Caxias do Sul ganhou uma nova aparência com uma intervenção artística em grafite. A paisagem da bacia de captação da Maestra, na Zona Norte, foi revitalizada na última semana, trazendo cores vibrantes e novos traços para quem passa pela Rua Olímpio Suzin, no bairro Serrano.

Arte e preservação ambiental

Gilberto Meletti, diretor-presidente do Samae, ressaltou a importância dessa ação para a preservação dos recursos hídricos. “Essencial para Caxias. Essencial para você. Essa é a campanha institucional do Samae para chamar a atenção sobre a preservação dos recursos hídricos e da importância da água. Dessa forma, unimos a arte com a causa ambiental”, salientou Meletti.

O processo de criação

O artista visual Gustavo Gomes comentou sobre o processo de criação da arte mural, que levou cinco dias para ser concluído, utilizando aproximadamente 70 litros de tinta. “Usamos como principal ícone o martim pescador, que literalmente voa sobre essas águas e se alimenta nela, o qual mostra além do olhar atento, o cuidado que temos que ter com a nossa água”, destacou Gomes. O trabalho envolveu a preparação do mural pela equipe do Samae antes de Gomes e seus colegas começarem a pintar.

Transformação e integração

O projeto “Nossa Água” transforma as dependências da autarquia, integrando-as à comunidade e à causa da preservação dos mananciais. No segundo semestre de 2023, outros dois reservatórios de água também foram revitalizados com arte: um localizado às margens da RSC-453, junto à Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), na Zona Norte, e outro no bairro Villa Lobos. Essas intervenções não só embelezam os espaços, mas também promovem a integração com a comunidade, trazendo cor e vida aos bairros e alegria aos moradores.

Equipe artística

Além de Gustavo Gomes, a equipe de artistas que participou do projeto inclui Vitória Catarina, Gilberto Dinnebier e Giovana Tomasi. Juntos, eles transformam bens públicos em obras de arte, levando uma mensagem de preservação ambiental e cuidado com os recursos hídricos.

O projeto “Nossa Água” demonstra como a arte pode ser uma poderosa ferramenta para a conscientização ambiental, ao mesmo tempo, em que embeleza e valoriza os espaços públicos de Caxias do Sul.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp