Programação do Junho Violeta, mês de combate à violência contra a pessoa idosa, é lançada em Caxias do Sul

Em Caxias as denúncias podem ser feitas no Cartório da Pessoa Idosa, ou pelo Disque 100

Publicado por
06:00 - 30/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Programação do Junho Violeta, mês de combate à violência contra a pessoa idosa, é lançada em Caxias do Sul

(Foto: Reprodução)

O Junho Violeta é um mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa. Com isso, a Coordenadoria da Pessoa Idosa, que integra a estrutura da Secretaria Municipal Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), está lançando uma programação para celebrar a data. Destacando que este é um período de reflexão, cujo intuito é sensibilizar a sociedade, chamando atenção para um problema social muito recorrente e que causa sofrimento para os idosos.

Neste mês dedicado à conscientização, é indispensável reforçar a importância de denunciar ações violentas contra as pessoas idosas. Não são apenas agressões físicas, mas também psicológicas, sexual, financeira e institucional. Além de abandono tanto material, quanto emocional, negligência, entre outras.

A Coordenadoria da Pessoa Idosa, reforça que em Caxias do Sul, as denúncias podem ser feitas no Cartório da Pessoa Idosa, localizado na rua Irmão Miguel Dário, nº 1061, bairro Jardim América, no 2° andar. O horário de atendimento é das 08h30min às 12h e das 13h30min às 18h. O telefone para contato é 3238-7716 ou 3238-7713. Outra forma de denunciar é pelo Disque 100, salientando que a identidade de quem denuncia é preservada.

“Existem formas de proteger essas pessoas para que elas saiam dessa situação de estar sofrendo violência, seja de qualquer ordem. Quando a comunidade souber de algo ou presenciar alguma situação de violência contra a pessoa idosa, que a população, que os familiares e que a própria pessoa idosa, principalmente, identificando alguma situação de violência, reporte ligando para o Disque 100,” ressalta a assistente social Nicole Fidler.

No município, é possível procurar atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cada região, agendar atendimento com um assistente social ou técnico da equipe, que possa realizar uma escuta da situação, e assim verificar na rede de proteção qual encaminhamento deve ofertado.

O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra à Pessoa Idosa é comemorado em 15 de junho, foi oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011. Em Caxias do Sul, para celebrar a data, a Coordenadoria da Pessoa Idosa e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), prepararam para o dia 17, atividades que envolvem apresentações, palestras e painel. São abertas para o público. Já nos dias 13, 25 e 16 de junho, as ações são para os grupos atendidos pelos serviços ofertados pela rede de proteção.

Programação

Data: 17 de Junho

Local: UCS Teatro

Horário: 9h – Abertura: Coral SPEI Jesus Senhor

Abertura oficial do dia: Coordenadoria da Pessoa Idosa – SMSPPS e Conselho Municipal da Pessoa Idosa- CMPI.

Tema 01: O que é violência? Tipos de violência

Palestrantes: Fernanda Pimentel (advogada) e Verônica Bohn (psicóloga) – representantes das instituições de ensino superior

Tema 02: Violência Financeira

Palestrante: Jair Zauza (PROCON)

Horário: 13h30min – Abertura: Coordenadoria da Pessoa Idosa – SMSPPS e Conselho Municipal da Pessoa Idosa-CMPI

Horário: 13h45min – Coral UCS Senior e Quarteto de Cordas

Tema 03: Painel Violência contra à Pessoa Idosa e o atendimento da Rede de Proteção

Com a assistente social Nicole Fidler, da Coordenadoria da Pessoa Idosa; Daniele Rech, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa; Fernanda Soares Pereira, promotora de justiça da 5ª Promotoria de Justiça Especializada (a confirmar); Leticia Ana Basso, defensora pública da 7ª Defensoria Pública; Franciele Rosso, diretora de Alta Complexidade da Fundação de Assistência Social; Thalita Giacomitti Andrich e Carla Zanetti, delegadas de polícia da Polícia Civil – Cartório da Pessoa Idosa; Fabíola Balardin, enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde; e Maicon Muneroli, médico da equipe de Atenção à Saúde de Portadores de Doenças Crônicas e Populações Vulneráveis da Secretaria Municipal da Saúde.

Demais Atividades da Coordenadoria da Pessoa Idosa

Atividade destinada a grupos atendidos em serviços ofertados pela rede de proteção: conscientização acerca da Violência Contra à Pessoa Idosa e o Atendimento da Rede de Proteção.

13 de junho – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – CRAS Norte

25 de junho – Grupo de pessoas idosas atendidas pelo Restaurante Popular – Campos da Serra

26 de junho – Grupo de pessoas idosas atendidas pelo Restaurante Popular – Bairro Canyon

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp