Primeiras famílias de Caxias do Sul são encaminhadas para programa Auxílio Reconstrução

A prefeitura estima que cerca de 500 famílias poderão receber este auxílio no município, atingido por deslizamentos no início de maio

Publicado por
10:14 - 02/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Prefeitura de Caxias)

Na quinta-feira (30), a prefeitura de Caxias do Sul encaminhou o primeiro lote de áreas e famílias afetadas pela calamidade para receberem o Auxílio Reconstrução, um apoio financeiro do Governo Federal no valor de R$ 5.100,00. Este benefício é destinado a famílias desabrigadas ou desalojadas no Rio Grande do Sul que residem em áreas inundadas ou danificadas por eventos climáticos, como enxurradas ou deslizamentos.

Após a análise do Governo Federal sobre a veracidade das informações enviadas, as famílias poderão solicitar o auxílio. Para isso, o responsável familiar deverá acessar o sistema do Auxílio Reconstrução através do site gov.br, confirmar as informações cadastradas e aceitar o termo de veracidade. “Neste primeiro lote, encaminhamos informações de 75 famílias. Agora, o beneficiário deve verificar no gov.br se o cadastro foi habilitado, confirmar os dados e aceitar o termo de veracidade”, explicou a Chefe de Gabinete, Grégora Fortuna dos Passos. Os dados confirmados serão enviados para a Caixa, que realizará o pagamento do auxílio em dois dias úteis.

Esta semana, equipes da prefeitura de Caxias iniciaram o contato com as famílias já atendidas para complementar as informações necessárias para o envio dos dados ao Governo Federal. “O WhatsApp da Prefeitura – (54) 98418.8476 é destinado a orientações e esclarecimento de dúvidas. Por esse canal, estamos confirmando e complementando os dados das famílias para o cadastro”, esclareceu Fortuna dos Passos, alertando sobre mensagens falsas que circulam pelo aplicativo.

As famílias de localidades interditadas por risco iminente, como os bairros Fátima (rompimento da barragem), Serrano (Vila Sapo), Galópolis e Vila Cristina, serão atendidas diretamente pelas equipes da Prefeitura. “Não há necessidade de os moradores nos procurarem. Uma equipe será deslocada para atender e cadastrar essas famílias”, reforçou Fortuna dos Passos.

Atendimento Presencial

Para auxiliar ainda mais as famílias que têm direito ao Auxílio Reconstrução, a partir de segunda-feira (03), a Prefeitura iniciará o atendimento presencial no 3º piso do Centro Administrativo. O objetivo é agilizar a coleta de informações, especialmente para aqueles que não conseguem contato pelo WhatsApp.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp