EMPREENDIMENTO RURAL

Primeira cantina colonial de Caxias do Sul é inaugurada em Forqueta

Empreendimento da família Bertotti foi regularizado por meio de legislação federal conhecida como Lei do Vinho Colonial

Autoridades municipais e estaduais ligadas ao setor estiveram presentes à inauguração
Autoridades municipais e estaduais ligadas ao setor estiveram presentes à inauguração | Foto: Ícaro de Campos/Divulgação

A Cantina Bertotti é de propriedade de uma das famílias conhecidas pelos produtos vendidos na Feira do Agricultor de Caxias do Sul. A inauguração ocorreu nesta terça-feira (1º). O empreendimento está localizado na região da Estrada da Uva, em Forqueta.

A empresa de propriedade dos casais de sócios, Irineu e Francisca Bertotti, e Ivo e Rita Bertotti, é a primeira cantina colonial do Município. A cantina foi enquadrada na Lei do Vinho Colonial. Trata-se de uma legislação federal, que permite ao produtor rural regularizar sua produção de forma mais simplificada.

O projeto contou com apoio e acompanhamento de técnicos das Secretarias Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), e Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), além do Ministério da Agricultura. No ato inaugural, os proprietários receberam o Certificado de Agroindústria Familiar e a placa de identificação do estabelecimento.

A cantina vai produzir vinho tinto e rosado de uva Bordô, e vinho branco com um corte (mais de uma variedade) de Lorena e Moscato Embrapa, tudo elaborado na propriedade. A família também comercializa na edição das terças-feiras da Feira do Agricultor, realizada na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino.

A vinícola participa do Programa de Apoio a Agroindústrias Familiares da Smapa. O objetivo é auxiliar os produtores no encaminhamento do registro, elaboração de projeto e rótulos, e na participação em feiras municipais e estaduais, sem custo ao agricultor familiar.

Conforme a legislação, a vinícola colonial não precisa da criação formal de uma empresa e de sua inscrição no CNPJ. Este tipo de registro também permite ao agricultor familiar participar de feiras gratuitamente, utilizar os selos Sabor Gaúcho e Sabor Caxias do Sul, e participar em condições especiais de programas de subsídio e financiamentos.