Durante a Semana Nacional de Trânsito, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou um novo serviço digital que promete reduzir burocracias: a indicação do real infrator, em autuações sem abordagem da fiscalização, agora pode ser realizada diretamente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Essa iniciativa busca facilitar a vida dos motoristas, permitindo que o procedimento, antes feito apenas presencialmente ou por meio de peticionamentos eletrônicos, seja acessível na palma da mão.
Inovação e digitalização dos serviços
Nos últimos anos, a PRF vem avançando na digitalização de diversos processos que, antes, só podiam ser realizados nas unidades físicas da instituição. Pelo site oficial da PRF, já era possível efetuar peticionamentos como a identificação de condutor, defesa de autuação e recurso de multa. Agora, com a nova funcionalidade no aplicativo CDT, o motorista que não é o proprietário do veículo pode ser identificado diretamente pelo celular, em casos de autuações sem abordagem.
O aplicativo Carteira Digital de Trânsito está disponível para Android e iOS, podendo ser baixado através do link Obter Carteira Digital de Trânsito. Além de permitir a indicação de motoristas, o app oferece outros serviços, como o acesso à CNH e ao CRLV digital.
Rapidez e eficiência com o novo método
Essa inovação traz benefícios para o usuário. A digitalização do processo elimina a possibilidade de erros comuns no preenchimento manual de formulários e dispensa a análise humana de cada caso. Isso significa que, ao concluir a operação no aplicativo, o resultado será disponibilizado quase instantaneamente, oferecendo agilidade e mais segurança nas rodovias.