O presidente do Instituto de Leitura Quindim, de Caxias do Sul, Volnei Canônica, publicou um vídeo nas redes sociais da entidade, onde classifica como “promessa quebrada” da prefeitura de Caxias do Sul, a troca do local previamente destinado para instalação da sede. Atualmente, o Quindim funciona em sala emprestada no Shopping Villagio, depois que o antigo local, no Pátio Eberle, foi solicitado pelos proprietários.
Segundo Canônica, a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) havia oferecido uma área na Biblioteca Parque Largo da Estação, no bairro São Pelegrino. Entretanto, três meses depois, o Executivo mudou de ideia e ofereceu as instalações da Praça Estação Cidadania (CEU), no bairro Cidade Nova. A troca, segundo ele, seria para possibilitar a instalação da sede da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, no prédio localizado na antiga Estação Férrea, no Centro Histórico de Caxias do Sul.
“A prefeitura de Caxias do Sul, há três meses, nos procurou e prometeu ajudar o Quindim, por meio de uma parceria público-privada. Até o momento, não nos deu nenhuma sinalização concreta sobre essa colaboração. Nosso tempo no Shopping está se esgotando. A resposta foi de que o prédio da Biblioteca da Estação Férrea foi solicitado pelo secretário de Turismo, Felipe Gremelmaier. Consideramos essa atitude uma traição ao Quindim, visto que, em 2024, quando ele era vereador e acompanhou todas as negociações do espaço e sabia disso”, afirmou canônica no vídeo.
Por meio de nota oficial, a Secretaria informou que o local oferecido na Praça Estação Cidadania é um espaço público que atende à zona oeste da cidade, com a realização de várias atividades de cultura e lazer, e que estaria em acordo com a finalidade do quindim. Além disso, reforçou que se dispôs em intermediar uma parceria para solucionara questão, contudo, Volnei teria rejeitado o local oferecido pelo Executivo.
“A administração municipal reitera a sua disposição em apoiar iniciativas culturais e reafirma que esforços foram realizados para viabilizar uma solução que atendesse ao Instituo Quindim e que garantisse a continuidade de suas atividades”, conclui a nota.
Esclarecimentos
A polêmica gerada no Executivo foi parar na Câmara de Vereadores. Na sessão desta terça-feira (11), foi discutido e votado um Pedido de Informações sobre o impasse. O documento de autoria da vereadora Andressa Marques (PCdoB) foi rejeitado por maioria do plenário (12X7).
A parlamentar buscava esclarecimentos sobre a utilização da Biblioteca Parque Largo da Estação pelo Quindim. A autora reiterou os questionamentos e disse que o fato da troca do local previamente oferecido teria causado ‘estranheza’. A parlamentar havia solicitado informações como se havia sido instaurado processo administrativo para alocação do Quindim na Biblioteca Parque e quais as perspectivas que serão oferecidas ao Instituto.