ASSISTENCIALISMO

Prefeituras da Serra Gaúcha intensificam ações para reduzir número de beneficiários do Bolsa Família

Reunião em Bento Gonçalves tratou da busca ativa de famílias cadastradas e do encaminhamento ao mercado de trabalho

Reunião realizada nesta quarta-feira (8), na Prefeitura de Bento Gonçalves, reuniu prefeitos e secretários municipais da Serra Gaúcha.
Reunião realizada nesta quarta-feira (8), na Prefeitura de Bento Gonçalves, reuniu prefeitos e secretários municipais da Serra Gaúcha. | Foto: Ascom PMBG/Divulgação

Uma reunião realizada nesta quarta-feira (8), na Prefeitura de Bento Gonçalves, reuniu prefeitos e secretários municipais da Serra Gaúcha para avaliar o andamento das ações voltadas à redução do número de beneficiários do Bolsa Família. A iniciativa tem como foco a busca ativa de famílias, a correção de cadastros e o encaminhamento de pessoas aptas ao mercado de trabalho.

Participaram do encontro os prefeitos de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, de Farroupilha, Jonas Tomazini, e de Nova Prata, Umberto Luiz Carnevalli. Também estiveram presentes a secretária de Assistência Social de Garibaldi, Joziele Lopes, e o secretário de Desenvolvimento Social de Veranópolis, Willian Dorneles.

Ações e Resultados

As equipes municipais estão verificando se os beneficiários atendem aos critérios do programa. Quem não se enquadra ou apresenta dados incorretos é orientado a regularizar a situação ou tem o cadastro bloqueado.

“Esse trabalho vem sendo reforçado desde o início do ano e já mostra resultados. A redução no número de famílias atendidas comprova que a atuação conjunta fortalece a ação”, destacou o prefeito Diogo Siqueira.

Em Bento Gonçalves, o número de famílias beneficiadas caiu de 2.215, em novembro de 2024, para 1.400 em setembro deste ano. Além disso, iniciou-se neste mês uma mobilização para identificar jovens de 16 a 19 anos cadastrados no programa e oferecer oportunidades de inserção no mercado de trabalho.