O edital para obras de manutenção e recuperação asfáltica da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Hugo Cantergiani, de Caxias do Sul, foi publicado na edição do Diário Oficial Eletrônico (DOE) desta quinta-feira (31). A contratação será sob regime de empreitada por preços unitários, por meio de concorrência pública.
A abertura do envelopes está marcada para as 9h do dia 22 de novembro, na Central de Licitações (CenLic), vinculada à Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL). O valor estimado para o serviço não consta na publicação.
Conforme o projeto da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM), será realizada a remoção da camada asfáltica de 8m para cada lado, partindo do eixo central de todos os 1.940m de pista. Depois será aplicado uma nova camada de 5cm de espessura. A base da pista não precisará ser recuperada. A previsão é de que o serviço seja executado em até quatro meses.
O recapeamento da pista do Hugo Cantergiani já era planejado desde o ano passado, tendo em vista a rachaduras e desgaste da camada asfáltica. Contudo, foi necessário efetivar o processo, depois de uma fiscalização realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A premência do serviço também se deve ao aumento das operações do terminal desde maio, com o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, por causa da tragédia climática.
Nova rodada
Este é o segundo edital aberto pelo Município para a realização das obras no terminal aeroportuário. No primeiro chamamento público, lançado em setembro, apenas três empresas concorreram.
Entretanto, a CenLic habilitou apenas uma delas: a Traçado Construções e Serviços Ltda. Apesar disso, ela não chegou a ser contratada. Isso porque solicitou cerca de R$ 9 milhões para executar a obra. O valor representa mais de 40% a mais que o valor máximo estimado pelo Município em R$ 5,95 milhões.