Prefeitura de Caxias do Sul abre chamamento público para instalação do Centro de Capacitação e Comércio

Os documentos necessários estão disponíveis no site da prefeitura/Cenlic e no portal de compras governamentais. O prazo para a submissão de propostas encerra no dia 25 de junho

Publicado por
15:40 - 06/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Prefeitura de Caxias do Sul abre chamamento público para instalação do Centro de Capacitação e Comércio

(Foto: Arquivo Leouve)

Iniciou nesta quinta (06) o chamamento público para apresentação de propostas de locais para a instalação do Centro de Capacitação e Comércio de Caxias do Sul. O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira (05), e os documentos necessários estão disponíveis no site da prefeitura/Cenlic e no portal de compras governamentais. O prazo para a submissão de propostas encerra no dia 25 de junho.

O imóvel deve estar localizado dentro do quadrilátero formado pelas ruas Coronel Flores, Bento Gonçalves, Alfredo Chaves e Os Dezoito do Forte. “Conclamamos imobiliárias e proprietários de imóveis, pessoas físicas ou jurídicas, a participarem deste chamamento do município para atender a demanda do Centro de Capacitação e Comércio. A locação do imóvel será por quatro anos, com duas salas âncoras: uma para cursos de corte, costura e modelagem, capacitando para a indústria têxtil, e outra para cursos em outras áreas, como lid e metrologia, atendendo à indústria metalmecânica”, informou Jorge Catusso, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI).

Nesta quarta-feira, a Administração Municipal também enviou à Câmara de Vereadores um projeto de lei que autoriza a implementação do Centro de Capacitação e Comércio. O centro visa atender comerciantes, oferecendo oportunidades e estratégias para geração de renda, em um trabalho conjunto das Secretarias do Urbanismo (SMU), Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI), junto ao Escritório de Parcerias Estratégicas e a Procuradoria-Geral do Município.

Outra etapa do processo é o chamamento para os ambulantes credenciados em 2022 no programa Organiza Caxias. “Todos serão microempreendedores individuais e, os que não são, passarão por um processo de formalização e capacitações. O objetivo é que o centro não seja apenas um local de comércio, mas sim um centro de oportunidades”, afirmou Catusso.

A estimativa é que, ao final dos primeiros quatro anos, cerca de 2.400 pessoas sejam capacitadas, com dois terços do aluguel do espaço sendo pagos pelos microempreendedores ativos no local, enquanto o município ficará responsável pelos custos das áreas de capacitação.

Reunião com Representantes dos Ambulantes

Também nesta quarta-feira, ocorreu a primeira reunião de apresentação do programa aos representantes dos ambulantes, que serão o público prioritário para ocupar o Centro de Capacitação e Comércio de Caxias do Sul. A reunião, realizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI), contou com a participação da Secretaria do Urbanismo (SMU) e do Escritório de Parcerias Estratégicas.

“A equipe da SDEI, juntamente com as demais secretarias envolvidas, está pronta para implementar o CCC, garantindo que o projeto será bem-sucedido tanto para o comércio quanto para as capacitações que atenderão às demandas do mercado de trabalho”, avaliou Jorge Catusso.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp