Prefeitura de Bento emite nota lamentando morte de bebê e abre sindicância para investigar o caso

Segundo a Prefeitura, as equipes técnicas estão levantando, minuciosamente, as informações sobre o quadro de saúde da criança, desde no nascimento até a fatalidade

Publicado por
16:46 - 30/08/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Prefeitura de Bento

Bebê foi levado ao PA Zona Norte, no final da tarde. Porém, quando o médico o atendeu, a criança já estava morrendo. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Bento Gonçalves encaminhou nota oficial lamentando a morte do pequeno Henry Gabriel, de apenas 3 dias de vida, ocorrido nesta terça-feira (29). Segundo comunicado, a “Secretaria de Saúde fará tudo ao alcance para prestar o suporte possível à família”. Ainda, está sendo aberta sindicância para apurar os  procedimentos adotados no atendimento ao menino.

Segundo a Prefeitura, as equipes técnicas estão levantando, minuciosamente, as informações sobre o quadro de saúde da criança, desde no nascimento até a fatalidade.

O caso

Na manhã da última terça-feira, a mãe Andressa levou seu filho na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Maria Goretti e relatou que estava preocupada, pois o bebê não estava mamando e urinava sangue. A médica do posto de saúde não teria examinado o recém-nascido e uma enfermeira teria dito para a mãe que isso acontecia  porque ela não estaria sabendo amamentar, segundo relato de familiares.

Devido a insistência da mãe, ela foi orientada a levar Henry Gabriel ao Pronto Atendimento do bairro São Roque às 17h30min, horário em que teria um pediatra para atendê-lo. Então, o bebê foi levado ao PA Zona Norte, no final da tarde. Porém, quando o médico o atendeu, a criança já estava morrendo. O profissional tentou de todas as formas reanimá-lo, porém, sem sucesso. O bebê morreu minutos depois.

Diante da situação, os pais da criança registraram um Boletim de Ocorrências (B.O), na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). O delegado plantonista determinou que seja feita a necrópsia no corpo do bebê, para que a causa da morte seja esclarecida.

Anota

“A Prefeitura de Bento Gonçalves lamenta, profundamente, e se solidariza com a família do menino falecido na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas Zona Norte, na noite desta terça-feira (29). A nossa equipe de Secretaria de Saúde já está buscando o contato com os familiares e fará tudo ao alcance para prestar o suporte possível neste momento tão difícil.

Paralelamente, com total transparência e sem julgamentos prévios, está sendo aberta sindicância para apurar os procedimentos adotados no atendimento ao menino. As equipes técnicas estão levantando minuciosamente as informações sobre o quadro de saúde da criança, do parto que foi realizado no Hospital Tacchini, do atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Maria Goretti, e da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas Zona Norte, onde foi feito o atendimento buscando a reversão da parada cardiorrespiratória.

Mais uma vez, a Prefeitura reitera seu profundo pesar e respeito à família.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp