Prefeito de São Valentim do Sul atualiza ações do município após os recentes eventos climáticos

Geri Angelo Macagnan afirma que já foi requisitado ao governo do Estado e para a empresa responsável, a volta do serviço da balsa, que faz ligação com Santa Tereza

Publicado por
10:39 - 16/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Prefeito de São Valentim do Sul atualiza ações do município após os recentes eventos climáticos

Foto: Redes Sociais/Reprodução de Vídeo

Em vídeo divulgado nas redes sociais da Prefeitura de São Valentim do Sul, nesta quarta-feira (15), o prefeito Geri Angelo Macagnan compartilhou atualizações sobre as ações que o município vem tomando para reestruturar as condições básicas para a população, após os recentes eventos climáticos marcados pelas fortes chuvas e deslizamentos.

Segundo Geri, a desobstrução das vias, que tinham muitas barreiras caídas, está em fase final. “Acreditamos que até o final de semana seja possível transitar por todas as comunidades”, declarou. Além disso, o transporte escolar já foi retomado nas vias principais do município.

“Temos problemas também de água em algumas comunidades, mas logo vai ser estabelecido. Luz também, temos algumas dificuldades, principalmente na região de Nossa Senhora das Graças, Santana e Pinheirinho. Mas temos duas equipes lá da RGE, juntamente com o apoio do município, para um pronto estabelecimento. Temos 36 famílias ainda sem energia”, informou.

Em relação a ERS-431, Geri afirma estar cobrando do Estado, “de uma forma incisiva”, a desobstrução dos pontos bloqueados. “O município já fez, juntamente com o Exército, uma parte da desobstrução, mas o restante é competência do Estado”, alega.

O prefeito de São Valentim do Sul também afirmou que nos próximos dias virão ao município geógrafos do Rio de Janeiro e de São Paulo, que farão uma análise do solo local, principalmente nas áreas que foram mais atingidas e onde existem rachaduras.

Sobre a Balsa

De acordo o prefeito, já foi requisitado ao governo do Estado e para a empresa vencedora da licitação, a volta do serviço da balsa, após a recuperação da estrada de acesso (ERS-431).

A embarcação, que estava sendo utilizada para o transporte de veículos entre Santa Tereza e São Valentim do Sul, foi levada do local pela força das águas do Rio Taquari no dia 2 de maio. A balsa ficou à deriva e foi parar em Lajeado, onde se chocou contra a ponte da BR-386 e partiu ao meio antes de submergir na água. Não havia ninguém a bordo.

“O que nós pedimos agora é um paliativo, principalmente para o povo de Santa Bárbara, é que se utilize o rebocador para as pessoas que trabalham em outros municípios – Bento, Santa Tereza, Monte Belo do Sul – fazerem a travessia. Estão avaliando a possibilidade e possivelmente até sexta-feira (17) teremos um retorno”, destacou Macagnan.

Confira o vídeo completo do prefeito:

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp