Senac-RS promove jantar harmonizado com chefs de escolas de todo o Estado

Experiências de Sabor foi um workshop de gastronomia destinado à imprensa e influenciadores digitais de todo o Rio Grande do Sul

Publicado por
18:18 - 25/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Senac-RS promove jantar harmonizado com chefs de escolas de todo o Estado. (Foto: Arthur Cipriani / Grupo RSCOM)

Senac-RS promove jantar harmonizado com chefs de escolas de todo o Estado. (Foto: Arthur Cipriani / Grupo RSCOM)

A noite de 23 de abril foi marcada por uma viagem por sabores, aromas e sensações: o Senac-RS realizou o “Jantar Harmonizado – Experiências de sabor” – um workshop de Gastronomia para a imprensa e influenciadores digitais de todo o Rio Grande do Sul. Com pratos elaborados por chefs de seis escolas do Estado, da entrada à sobremesa, o jantar, que ocorreu na sede do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, em Porto Alegre, contou com harmonização de vinhos e espumantes. A data foi escolhida em homenagem ao Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril.

A escolha dos ingredientes e das bebidas se deu com base nas diferentes características de cada região dos renomados chefs e docentes ali presentes. Foram representados, na ocasião, sabores e delícias da Serra ao litoral sul, passando pela capital, Missões e Região dos Vales. Os pratos – pensados e preparados utilizando insumos locais – refletiam a tradição e excelência da Gastronomia do Senac-RS.

Cerca de vinte jornalistas e influenciadores de diferentes partes do Rio Grande do Sul degustaram entrada, dois pratos principais e duas sobremesas – todos harmonizados por vinhos e espumante produzidos no Estado. O evento foi estruturado também como um momento de aprendizado: cada chef, na bancada, explicou como sua receita foi criada e executada, enquanto telões mostravam a finalização do prato.

Confira o menu da noite:

Entrada (Chef Matheus Troglio – Senac Caxias do Sul)
Finger de polenta com pasta de moranga cabotiá, crispies de salame colonial e queijo na compressa de moscatto, pururuca de sagu e broto de radicci.


Prato principal 1 (Chef Mamadou Sène – UniSenac Porto Alegre)
Camarão ao molho cítrico de butiá acompanhado de pirão de queijo colonial.

Prato principal 2 (Chef Arika Messa – Senac Gramado)
Arroz cateto integral, carnes nobres defumadas, demi glace de charcutaria, picles de moranga e aioli de couve.


Sobremesa 1 (Chef Bryan Chaplin – Senac Pelotas)
Bolo português e folhado de ovos moles.


Sobremesa 2 (Chef Cátia Leal – Senac Santa Cruz do Sul)
Cuca cremosa de creme de cerveja com frutas vermelhas.


Harmonização (Chef e sommelier Gustavo Bonfiglio – Senac Bento Gonçalves)
Entrada: Vita Eterna Chardonnay Laranja;
Prato principal 1: Otto Pinot de Pinot Rosé;
Prato principal 2: Miolo Sebrumo Cabernet Sauvignon;
Sobremesa 1: Tenuta Foppa e Ambrosi, Brazilian Collection Cabernet Franc;
Sobremesa 2: Vistamontes Nature Sur Lie Blanc de Blanc.

Sobre a Gastronomia do Senac-RS

Há mais de 40 anos formando profissionais altamente capacitados no ramo da Gastronomia, a instituição possui escolas por todo o Rio Grande do Sul e é reconhecida por sua excelência de ensino. Atualmente, cursos e oficinas na área são oferecidos no UniSenac – Campus Porto Alegre, Senac Bento Gonçalves, Senac Caxias do Sul, Senac Gramado, Senac Pelotas, Senac Santa Cruz do Sul, Senac Santo Ângelo e Senac Rio Grande.

As formações do Senac-RS possuem metodologia focada na prática, porém sem perder de vista a importância do referencial teórico. Os profissionais que passam pelas salas de aula e cozinhas da instituição possuem habilidades diversificadas, pensamento crítico e postura empreendedora, sustentável e colaborativa.

Seja para aprender os primeiros passos na cozinha, aprimorar conhecimentos prévios, trocar de área de atuação ou se capacitar para iniciar uma nova fonte de renda, os cursos e oficinas de Gastronomia representam qualidade e tradição.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp