Retomada de check-in no aeroporto de Porto Alegre vai ocorrer dia 15 de julho, segundo Fraport

No entanto, os voos continuarão sendo realizados na Base Aérea de Canoas até a liberação da pista de pouso e decolagem na capital

Publicado por
19:06 - 08/07/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
aeroporto

Foto: Alina Souza

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, retomará os procedimentos de check-in, embarque e desembarque de passageiros a partir do dia 15 de julho. A Fraport, administradora do aeroporto, informou que os serviços serão encerrados no Terminal ParkShopping Canoas no dia 14 de julho e transferidos para o Salgado Filho. No entanto, os voos continuarão sendo realizados na Base Aérea de Canoas até a liberação da pista de pouso e decolagem na capital.

Passageiros devem dirigir-se aos portões 5 e 6, no segundo piso do Salgado Filho, e seguir para a área de embarque internacional, onde estarão instalados os balcões das companhias Azul, Gol e Latam. O transbordo para a Base Aérea de Canoas será feito por ônibus, com trajeto entre 14 e 20 minutos. As operações em Porto Alegre funcionarão diariamente das 6h às 21h, e a orientação é que os passageiros cheguem ao aeroporto pelo menos três horas antes dos voos.

Segundo Fabrício Cardoso de Lima, diretor de Operações da Fraport, a retomada dos serviços no Aeroporto Salgado Filho permitirá maior eficiência nos procedimentos de segurança e aumentará o tamanho da área de embarque e do meio-fio para a espera dos ônibus. Além disso, o aeroporto contará com restaurantes, elevadores e escadas rolantes, que ainda não estão em funcionamento.

“Teremos incremento em todos os processadores de passageiros. Os processos de inspeção, por exemplo, terão aumento de 50% e a área de embarque quadruplicará de tamanho. Também vamos dispor de elevadores, escadas rolantes, no mínimo um sanitário por pavimento e locais para alimentação. Tudo isso porque acreditamos que trazer as pessoas novamente ao ambiente do aeroporto trará mais conforto e fluidez às viagens”, afirmou o diretor de operações.

Cardoso de Lima não deu um prazo para o retorno dos pousos e decolagens na pista do aeroporto em Porto Alegre. Equipes técnicas estão trabalhando em um relatório para analisar as condições da estrutura, que deverá ser entregue ao governo federal na próxima semana.

“Não tratamos o que está ocorrendo como uma retomada, e sim como melhoria de serviços. Claro que a gente trabalha pensando na retomada, mas, por ora, nosso foco é melhorar o conforto aos passageiros. É um momento de celebração porque voltaremos a ver pessoas circulando novamente no aeroporto”, disse.

Outra novidade é a previsão de aumento no número de voos partindo da Base Aérea de Canoas, que opera no tráfego aéreo comercial desde o dia 27 de maio. O aeródromo militar passará de cinco para sete voos diários, aumentando de 70 para 98 movimentos semanais entre pousos e decolagens, com operações adicionais entre 17h35 e 21h.

Apesar da mudança, questões relacionadas ao aumento de preços e à disponibilidade de passagens permanecem. Com a restrição na quantidade de voos, os preços subiram e as passagens esgotam rapidamente. Questionada, a Fraport destacou que os valores das passagens são estipulados pelas empresas aéreas.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp