Porto de Porto Alegre iniciou a limpeza e a retirada da água acumulada após enchentes

Desde o início da semana, o nível do Guaíba baixou e se mantém abaixo da cota de inundação, permitindo o começo das ações de recuperação

Publicado por
16:11 - 05/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Ascom / Portos RS

Após as severas enchentes que atingiram a cidade em maio, o Porto de Porto Alegre deu início à fase de avaliação dos danos sofridos para, em seguida, realizar os reparos necessários. Na quarta-feira (5), uma equipe iniciou a limpeza e a retirada da água acumulada na estrutura portuária.

Desde o início da semana, o nível do Guaíba baixou e se mantém abaixo da cota de inundação, permitindo o começo das ações de recuperação. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que as temperaturas em Porto Alegre aumentem nos próximos dias, com volumes de chuva pouco expressivos ao longo do mês de junho. Esse cenário oferece condições favoráveis para que a cidade avance no processo de reconstrução.

O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, destacou que a entidade está dedicada a todas as ações necessárias para que o Porto de Porto Alegre volte a operar o quanto antes, e de maneira segura. “Temos um trabalho muito grande de limpeza e avaliação. A infraestrutura ficou completamente submersa durante um mês com a enchente. Precisamos validar tudo que pode ser reutilizado e quais as condições dos equipamentos. Estamos focados nesse trabalho agora”, afirmou.

Klinger também mencionou que a Portos RS está em diálogo com todos os agentes que utilizam a infraestrutura do porto para discutir alternativas e formas de operar de maneira emergencial. “Diversas ações estão sendo pensadas para a retomada das atividades como um todo”, concluiu.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp