O Governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciou nesta quinta-feira (8) que o novo radar meteorológico, instalado no Morro da Polícia, em Porto Alegre, está em fase final de preparação antes de entrar em funcionamento. O equipamento, adquirido pela Climatempo após vencer a licitação para monitoramento meteorológico, ainda passará por ajustes e testes antes de começar a operar plenamente.
O radar será conectado às redes de energia e internet a partir de hoje, e durante a próxima semana, técnicos da Meteopress, fabricante do equipamento, realizarão configurações e testes dos componentes eletrônicos. Paralelamente, equipes da Climatempo instalarão os softwares necessários e calibrarão o radar para assegurar que a Sala de Situação do Estado possa começar a receber os primeiros dados.
O novo radar utiliza a tecnologia de nowcasting, que possibilita a coleta de dados meteorológicos em tempo real. Isso permitirá à Defesa Civil emitir alertas e relatórios com maior precisão. Segundo a meteorologista Cátia Valente, da Sala de Situação, o radar tem um alcance de aproximadamente 150 quilômetros e é equipado com um software que converte os dados em imagens das condições atmosféricas.
“O radar utiliza tecnologia de ponta. Os dados brutos são processados para gerar imagens que mostram, entre outras informações, volume de chuvas e granizo, além de velocidade e direção dos ventos. Isso vai propiciar uma previsão do tempo bem mais acurada, melhorando significativamente a assertividade dos alertas emitidos à população”, explicou Valente.