ALERTAS

Nova estação de monitoramento hidrometeorológico é instalada no Cais Mauá em Porto Alegre

A previsão é instalar mais três estações até o final de novembro.

A unidade vai permitir a continuidade da medição dos níveis do lago Guaíba e das precipitações na região.
A unidade vai permitir a continuidade da medição dos níveis do lago Guaíba e das precipitações na região. | Foto: Ascom/Sema

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) instalou a nova estação Cais Mauá C6, em Porto Alegre, nesta sexta-feira (08). Com isso, o Estado recupera o sistema de monitoramento hidrometeorológico.

A nova estação vai proporcionar dados essenciais para instituições, como a Agência Nacional de Águas, que armazena dados no seu sistema, a Defesa Civil estadual, o Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Sema (DRHS) e outros órgãos responsáveis pela gestão de recursos hídricos e pela prevenção de desastres naturais.

Danificada pela enchente de maio de 2024, a estação Cais Mauá C6 retoma as operações no local original. Ela estava operando, de forma emergencial, com uma unidade instalada na Usina do Gasômetro, que seguirá ativa, sendo comandada pelo Serviço Geológico Brasileiro.

Conforme o diretor do DRHS, Carlos José da Silveira, essas estações de monitoramento hidrometeorológico por telemetria são uma das principais fontes de dados para a emissão de avisos e alertas hidrológicos.

“Elas permitem a calibração e o processamento de modelos computacionais que estimam as condições hidrológicas”, detalhou.

A instalação da estação Cais Mauá C6 faz parte de um esforço para recuperar a rede de monitoramento hidrometeorológico do Estado. O valor do contrato é de R$ 1,2 milhão, e os serviços de recuperação e manutenção das unidades de monitoramento serão realizados ao longo de 16 meses. A estação Cais Mauá C6 é a primeira a ser restaurada dentro do cronograma.

Além das 12 estações prioritárias, a Sema está realizando um diagnóstico completo de todas as estações de monitoramento sob sua responsabilidade. A previsão é instalar mais três estações até o final de novembro. As demais devem ser implantadas entre dezembro e janeiro.