A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) publicou uma resolução que determina procedimentos para que condutores possam avançar o semáforo durante a madrugada, em Porto Alegre. A flexibilização vale para o horário entre 23h e 4h59.
Durante a madrugada, dentro do horário especificado, será permitido avançar o sinal vermelho sem multa, mesmo após colocar em operação os radares que multam motoristas que passam o sinal vermelho.
Regras
- O condutor reduza a velocidade a fim de cuidar os veículos e pedestres que passam pelo cruzamento;
- A prioridade de passagem será do veículo que tiver a sinaleira verde ou na cor amarela para si;
- Caso exista sinaleira de pedestre e ela estiver verde, a prioridade para atravessar o semáforo será dele;
- Os veículos que passarem o sinal vermelho não podem trafegar a mais de 30km/h no cruzamento. A medição da velocidade será feita naqueles pontos onde os radares, também chamados de caetanos, estiverem em funcionamento.
A resolução foi assinada em 30 de setembro pelo diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto. A medida passou a valer na última quinta-feira (02), quando houve a publicação no Diário Oficial de Porto Alegre.
Radares de semáforo no sinal vermelho
A Talentech, de São Paulo, apresentou a melhor proposta para instalar radares que vão multar quem passar o sinal vermelho, em Porto Alegre. A empresa ofertou um lance de R$ 14,38 milhões.
O contrato terá duração de dois anos e meio. Se não houver contestação da documentação, o vínculo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) será assinado em breve.
Os primeiros 15 equipamentos serão instalados em até cinco meses após a ordem de início do contrato. Ou seja, os caetanos poderão já estar em funcionamento a partir de março de 2026.
Foram escolhidos os locais com maior índice de acidentes na cidade.
Os três radares restantes serão instalados a partir do primeiro ano de contrato. As câmeras de identificação dos veículos e suas placas deverão capturar imagens coloridas durante o dia e poderão capturar imagens monocromáticas à noite.
A multa por avanço de sinal é considerada gravíssima, no valor de R$ 293,47, e acarreta 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Primeiros cruzamentos monitorados
Protásio Alves x Vicente da Fontoura
Bento Goncalves x Princesa Isabel
Baltazar de Oliveira Garcia x Dante Angelo Pilla
Ipiranga x Silva Só
Aparício Borges x Oscar Pereira
Sertório x Souza Reis x Edu Chaves
Bento Goncalves x Antônio de Carvalho
Cavalhada x Campos Velho
Bento Goncalves x Joao de Oliveira Remião
Protásio Alves x Ramiro Barcelos
Sertório x Ceara
Ipiranga x Salvador França
Farrapos x Santo Antônio
Carlos Gomes x Plinio Brasil Milano
Ipiranga x Azenha