Morre em Porto Alegre o comunicador Xicão Tofani

Recentemente, Xicão precisou se afastar das atividades na TV Pampa para tratar a doença de Crohn, uma inflamação do trato gastrointestinal. Apesar das dificuldades, continuou a lutar bravamente, até seu falecimento

Publicado por
00:11 - 06/07/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Xicão Tofani

Foto: Divulgação/Rede Pampa

Morreu nesta sexta-feira (5), em Porto Alegre, Alberto Francesco Tofani, conhecido carinhosamente como Xicão Tofani. O comunicador, ícone da Rede Pampa, faleceu devido a um infarto fulminante.

Xicão Tofani, formado em História e Jornalismo, era uma figura emblemática na comunicação gaúcha, especialmente através dos programas de televisão da Rede Pampa, onde trabalhou por mais de três décadas. Durante 15 anos, ele foi a alma da boemia na tela da TV Pampa, mostrando os bastidores das grandes festas e casas noturnas de Porto Alegre. Em 1993, seu programa “Xicão Tofani” estreou, consolidando sua trajetória de sucesso com uma abordagem irreverente e inovadora da vida noturna gaúcha.

No programa “Atualidades Pampa”, Xicão integrava o elenco de comunicadores, tornando-se conhecido por seu estilo único, sempre com óculos escuros e relógios nos dois pulsos. Além de seu amor pela vida noturna, Xicão tinha grande interesse por História, Fórmula 1 e política, assuntos que rendiam longas e interessantes conversas.

Em 2019, Xicão lançou seu livro “Vivendo a Noite com Xicão Tofani”, onde eternizou suas histórias vividas na noite. Em 2021, publicou “Covid – Da Morte para a Vida – A Odisseia de Xicão Tofani”, relatando sua luta contra o coronavírus, doença que o levou a uma internação de 40 dias, incluindo um mês na UTI.

Recentemente, Xicão precisou se afastar das atividades na TV Pampa para tratar a doença de Crohn, uma inflamação do trato gastrointestinal. Apesar das dificuldades, continuou a lutar bravamente, até seu falecimento.

As homenagens a Xicão Tofani ocorrerão no Cemitério João XXIII, em Porto Alegre, neste sábado (6), a partir das 8h, com encerramento às 17h na Capela 9.

Em nota, a Rede Pampa lamentou profundamente a perda de Xicão Tofani:

“Com imensa tristeza, a Rede Pampa informa o falecimento de seu comunicador Xicão Tofani, ocorrido na noite desta sexta-feira (5), em Porto Alegre.

Xicão atuava há duas décadas e meia na TV Pampa. Nos últimos anos, abrilhantando a bancada do programa Atualidades Pampa, eleito três vezes consecutivas o melhor programa de TV do Rio Grande do Sul.

Formado em história e jornalismo, Xicão completou mais de 40 anos de carreira como comunicador de rádio e TV. Em 2019, lançou sua biografia, ‘Vivendo a Noite com Xicão Tofani’. No ano passado, relatou sua luta contra a Covid na obra ‘Da Morte para a Vida – A Odisseia de Xicão Tofani’. Nos últimos anos, Xicão intensificou a sua luta contra a Doença de Crohn e sequelas da Covid-19.

A Rede Pampa expressa suas condolências aos familiares, amigos e aos milhares de telespectadores e admiradores do eterno Xicão Tofani.”

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp