30O Fórum Estadual do Comércio, em primeira edição, vai debater na próxima segunda-feira (12), em Porto Alegre, as ações necessárias para reerguer o comércio gaúcho após os adventos climáticos de maio. As inscrições são gratuitas para o encontro que trará as pautas que estão sendo articuladas para devolver a capacidade de competitividade ao Rio Grande do Sul. A iniciativa da Federação Varejista visa aproximar empreendedores do setor das mais importantes lideranças do poder público, incluindo o governador Eduardo Leite, que confirmou presença e deputados estaduais e federais.
Leia mais
O governador será um dos painelistas e falará sobre as ações lideradas pelo Piratini para ajudar na recuperação do comércio do Estado, abrindo a agenda da tarde do evento (programação completa abaixo). A pauta incluirá o apoio governamental no financiamento e na reconstrução de infraestruturas.
Para o presidente da Federação Varejista, Ivonei Pioner, o encontro ressalta a importância do trabalho coletivo, conjugando forças privadas e públicas no enfrentamento à crise gerada após o trauma climático no Estado.
“Prezamos pela união de todos os atores que podem e devem articular, em conjunto, as estratégias para que recuperemos nosso norte em direção à normalidade econômica. O governo tem se demonstrado um grande parceiro em nossos esforços para devolver esperança aos lojistas, muitos dos quais precisam absolutamente de tudo para poder voltar a operar, e a presença dele mostra sua abertura para o diálogo e para receber as reivindicações da classe”, comenta Pioner.
Ainda segundo Pioner, o Estado está precisando construir pontes de concreto, mas também fortalecer relações entre os setores público e privado. Por isso, nesse mesmo ambiente, grupos de parlamentares se dividem para tratar de outros temas. O painel As Políticas Públicas de Apoio à Reconstrução do RS, que abre o encontro, às 9h30min, contará com a presença da deputada federal Any Ortiz e do presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Marcelo Arruda, também prefeito de Barra do Rio Azul, no noroeste do Estado. Eles analisarão as políticas públicas implementadas para a reconstrução do Estado e receberão outros convidados para debater as estratégias adotadas, os desafios enfrentados e as perspectivas futuras para a recuperação sustentável do RS.
A questão da Carga Tributária e Competitividade, outro tema importante para o desenvolvimento dos negócios, terá os deputados estaduais Rodrigo Lorenzoni e Felipe Camozzato como debatedores, às 10h45min. A ideia é analisar o impacto da tributação sobre o comércio e discutir possíveis reformas e incentivos fiscais para aumentar a competitividade do setor.
Por fim, o I Fórum Estadual do Comércio traz à mesa de debate deputados estaduais como Elton Weber, Delegada Nadine e Patrícia Alba. Juntos, eles tratam da pauta Impulsionando as Micro e Pequenas Empresas, a fim de discutir os desafios e as oportunidades para esses negócios, abrangendo aspectos como acesso a crédito, capacitação, inovação e políticas de incentivo. Das 1,45 milhão de empresas ativas no Estado, 52,3% delas são MEIs, enquanto 34,3% são microempresas e 6% são empresas de pequeno porte.
Sobre a Federação Varejista do RS
Desde a eclosão da crise climática, a Federação Varejista do RS atuou em duas frentes, liderando campanhas de arrecadação de donativos, para a população mais atingida, e de recursos, a fim de colaborar na reconstrução do varejo dos municípios mais prejudicados.
Com o “Reergue RS”, coletou doações por meio das CDLs associadas, e com o “Movimento pelo RS”, realizado em parceria com a Stock Car, segue angariando mantimentos pelo país durante a realização das corridas. Ambos, também, incentivam a doação de recursos, via Pix, para ajudar na reconstrução da economia gaúcha. Através da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), realizou campanha nacional de arrecadação de recursos, com o Sicredi dobrando o valor arrecadado.
Outra ação incentiva o consumo de produtos gaúchos a fim de manter a produção e o comércio no Rio Grande do Sul. A campanha utiliza frases como “Apoie as marcas gaúchas”, “Compre do gaúcho” e “Escolha marcas gaúchas”. A entidade também firmou parceria com a Associação das Indústrias de Móveis do RS (Movergs) para adquirir mais de 1 mil kits de móveis para doação a pequenos comércios.
Serviço
O quê: I Fórum do Comércio
Quando: dia 12 de agosto
Onde: Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280 – bairro Moinhos de Vento), em Porto Alegre
Quanto: inscrições gratuitas, limitadas, através do https://federacaovarejista.com.br/forum-comercio/
Promoção: Federação Varejista do RS
Programação
9h30: Políticas Públicas de Apoio à Reconstrução do RS. Painelistas deputada federal Any Ortiz e presidente da Famurs, Marcelo Arruda
10h45: Carga Tributária e Competitividade no Comércio. Painelistas: deputados estaduais Rodrigo Lorenzoni e Felipe Camozzato
14h: Reerguendo o nosso Rio Grande. Painelista: governador do RS, Eduardo Leite
15h15: Impulsionando o Empreendedorismo, as Micro e Pequenas Empresas. Painelistas: com deputados estaduais como Elton Weber e Delegada Nadine
16:30: encerramento