EFASERRA apresenta Pedagogia da Alternância no South Summit Brazil, em Porto Alegre

Apresentação da metodologia de ensino ocorre nesta quinta-feira (21) no maior evento de inovação da América Latina, realizado no Cais Mauá

Publicado por
16:31 - 20/03/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
EFASERRA apresenta Pedagogia da Alternância no South Summit Brazil, em Porto Alegre

Estudantes do Terceiro Ano em atividade prática na EFASERRA. Foto: Divulgação

A metodologia de ensino da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA), de Caxias do Sul, será tema de um dos painéis no espaço RS Innovation Stage 2024, no South Summit Brazil. Esta terceira edição do maior evento de inovação da América Latina deve receber 24 mil pessoas no Cais Mauá, em Porto Alegre, entre 20 e 22 de março.

Uma parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e a EFASERRA será apresentada nesta quinta-feira (21), às 16h34min, no palco oficial do governo gaúcho no evento. O espaço é dedicado a painéis e debates sobre inovação e avanços tecnológicos e suas relações com outras áreas do espaço do Governo do Estado nesta edição de 2024.

O painel é intitulado “Conectando tradição e contemporaneidade: o papel da pedagogia de alternância e da escola agrícola na inovação educacional”. A apresentação será feita pelo diretor da instituição, Israel Matté, o egresso da Escola, Victor Motter Uez, o gerente administrativo da Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (CAAF), Marcos Regelin, que acompanham o secretário adjunto de Desenvolvimento Rural do Estado, Lindomar do Carmo Moraes.

Durante o período de estudos de Ensino Médio e Técnico Em Agropecuária, o estudante permanece uma semana na escola (sessão escolar), e outra semana em casa (sessão familiar), realizando atividades práticas em sua propriedade, o que permite ao jovem manter o vínculo com a terra. Na Pedagogia da Alternância, a família deve interagir com os seus filhos e com os monitores da escola na construção e elaboração das atividades.

Sobre a Efaserra 

A Efaserra integra um movimento em nível mundial, composto pelos chamados Centros Familiares de Formação por Alternância (Ceffas). Desde seu surgimento na França, em 1935, o movimento tem como finalidade primordial o desenvolvimento das comunidades por meio de uma educação de qualidade, integral, contextualizada e realizada com a participação ativa de todos os atores envolvidos.

Localizada no interior de Caxias do Sul, em São Pedro da Terceira Légua, a EFASERRA é uma escola privada, de caráter comunitário, mantida por uma associação de pais, a Associação Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (AEFASERRA).

A instituição é resultado de uma mobilização de agricultores familiares, lideranças comunitárias e sindicais, associações e entidades comprometidos com o desenvolvimento rural e a geração de melhores oportunidades para os filhos de agricultores familiares. Atualmente, são 239 jovens em formação e 34 em estágio, oriundos de 34 municípios. A escola já formou 178 técnicos em agropecuária.

Com assessoria de imprensa

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp