Cidades

PIB do Rio Grande do Sul tem queda no terceiro trimestre de 2023

Economia gaúcha recuou 0,1% entre julho e setembro; resultado tem impacto direto das atividades industrial e agropecuária

PIB do Rio Grande do Sul tem queda no terceiro trimestre de 2023 PIB do Rio Grande do Sul tem queda no terceiro trimestre de 2023 PIB do Rio Grande do Sul tem queda no terceiro trimestre de 2023 PIB do Rio Grande do Sul tem queda no terceiro trimestre de 2023
PIB do Rio Grande do Sul tem queda no terceiro trimestre de 2023
Foto: Ricardo Giusti / CP

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul encolheu 0,1% entre julho e setembro de 2023, quando comparado ao trimestre anterior. Os números divulgados nesta quinta-feira pelo governo do Estado indicam retração da atividade industrial e participação menor do campo. Em análise comparativa com o mesmo período do ano passado, o RS teve variação de 0,1%, enquanto o Brasil registrou alta de 2% no mesmo período de 2022.

Historicamente ocorre redução da atividade agropecuária no terceiro trimestre, o que gera reflexo no PIB estadual. Contudo, a queda do segmento foi expressiva: 15,5%, o que acentuou o resultado negativo da economia gaúcha no trimestre. No acumulado do ano, a agropecuária tem alta de 26,5% e havia contribuído até aqui para a variação positiva da economia gaúcha nos trimestres anteriores (2,5%).

Alta nos serviços e queda na indústria

O setor de serviços, que tem alta acumulada de 2,9% em 2023, registrou avanço de 0,6% no trimestre – o mesmo desempenho do país. Comércio, seguros e serviços de informação tiveram os melhores desempenhos.

Já a indústria, apesar do bom desempenho entre julho e setembro (+1%), acumula retração de 5% ente os meses de janeiro e setembro deste ano.

A análise econômica foi apresentada pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do RS.

O PIB

O cálculo é uma referência ao desempenho dos diferentes setores econômicos do Estado e aos comparativos com os resultados do país. Os dados foram elaborados por técnicos do DEE.

 

Fonte: Correio do Povo