Paulo Souto é o segundo suplente a assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, nesta legislatura. Ele é primeiro suplente do PSDB e assume a cadeira de Henrique Nuncio, que desde a semana passada é Secretário de Turismo. Antes de Souto, pela ordem, quem ascendeu ao posto foi Marlene Peliciolli, primeira suplente da federação formada por PSDB e Cidadania, que é o partido dela. Marlene entrou no lugar Luis Carlos Demari, que será secretário de Agricultura.
Natural de São Borja, Paulo Souto reside em Bento Gonçalves há 22 anos. Ele conquistou 846 votos em outubro do ano passado, quase o triplo da votação feita quatro anos antes, ocasião em que não se elegeu porque faltaram 6 votos. Na ocasião pertencia ao PSB.
Souto relata que percebeu sua vocação para a carreira pública quando, como motorista e agenciador de turismo, transportava moradores de Bento para suas cidades natal, especialmente na região central e da fronteira.
“Eu ia para São Borja, Santiago, São Luiz Gonzaga, e fui conhecendo pessoas que me traziam demandas na área da saúde e da educação especialmente. Aí percebi que conversando com jeito, as autoridades se dedicavam a resolver estes problemas”.
Agora, investido do cargo de vereador, Souto vê a possibilidade de continuar com as pautas populares e o auxílio sendo ampliado.
“Vou continuar concentrando esforços na ajuda destas pessoas, especialmente nestas questões educação e saúde, que são fundamentais para as pessoas”.
Ele destaca sua proximidade com as irmãs deputadas Liziane e Franciane Bayer que eram suas companheiras de partido. Analisando o cenário local, Paulo Souto se transferiu para o PSDB enquanto as deputadas foram para o Republicanos, mas o vínculo permanece.
A ligação se dá por pertencerem a uma mesma Igreja, a Internacional da Graça. O agora vereador disse que ainda esta semana irá a Porto Alegre para uma reunião com as deputadas. Foi por intermédio delas e ainda sem cargo, que Souto conseguiu atrair R$ 1.280.000,00 (um milhão duzentos e oitenta mil reais) em verbas para o município. Um dos destinatários foi o Hospital Tacchini.
A aproximação com a população, resolvendo demandas que estiverem ao alcance do vereador, além do apoio ao Poder Executivo, serão prioridade no seu mandato.