Para aumentar a segurança dos usuários, aplicativo do IPVA RS passa a exigir autenticação pelo gov.br

As pessoas que não tiverem login gov.br devem fazer o cadastro ou procurar a rede credenciada para que consigam pagar o imposto

Publicado por
16:33 - 09/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Detran/ RS

Com o objetivo de modernizar e qualificar os serviços, além da buscar continuamente incorporar tecnologias que agreguem valor para a sociedade, a Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual (RE), realizou nos últimos dias uma alteração no funcionamento do aplicativo do IPVA RS. A ação teve como foco aumentar a segurança de acesso aos dados.

Após ficar fora de funcionamento na última semana para a realização de manutenção, o acesso aos serviços disponíveis através do aplicativo do IPVA RS está normalizado. Assim como no site, que na última sexta-feira (5) também foi atualizado, ele só poderá ser utilizado por meio do login gov.br, o mesmo adotado para acessar os serviços do governo federal.

A partir desta terça-feira (9) o usuário será encaminhado automaticamente ao cadastro federal sempre que precisar gerar o QR Code para pagamento à vista ou por parcelas de Pix, as taxas de licenciamento, as multas, bem como realizar a consulta e a quitação do IPVA de anos anteriores.

O pagamento via Pix do IPVA 2024 está disponível em mais de 760 instituições e a modalidade é usada tanto para quem aderiu ao parcelamento quanto para quem quer pagar em cota única. As pessoas que não tiverem login gov.br devem fazer o cadastro ou procurar a rede credenciada para que consigam pagar o imposto: Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal.

Os contribuintes que estão pagando o tributo de forma escalonada pelo Pix precisam gerar todo mês um novo QR Code para a quitação da parcela. Para manter o parcelamento é preciso fazer os pagamentos dentro dos prazos estipulados.

Como acessar

O aplicativo do IPVA RS pode ser baixado para dispositivos móveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS). Para uso em computador ou notebook, é possível acessar o site e utilizar seus serviços a partir do login da conta gov.br. São necessários os selos prata ou ouro. Para saber como se tornar nível prata ou ouro acesse o site gov.br clicando aqui.

Vencimento por placas

O vencimento do imposto por placas, ocorre a partir da penúltima semana de abril, de 24 ao 30, conforme cronograma estabelecido pela RE. O contribuinte que pagar o imposto neste mês não terá o desconto de antecipação, mas recebe as reduções dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão até a data de vencimento da placa, caso tenha direito aos benefícios.

Parar consultar o valor do IPVA ou gerar o QR Code é necessário acessar o site ou aplicativo do IPVA RS, usando a autenticação pelo login gov.br. O governo do Estado não envia links ou boletos de cobrança do IPVA. É importante também que os motoristas estejam atentos ao beneficiário do Pix. Antes de efetuar o pagamento, verifique as informações do destinatário, que são as seguintes:

Nome: Ipva Sefaz/RS
CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81
Instituição: Bco do Estado do RS S.A
Endereço: Av. Mauá, 1155 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS – 90030080 Bco do Estado do RS S.A.

Fonte: Governo do Estado

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp