FISCALIZAÇÃO

Operação Verão Seguro aborda 683 pessoas em represas de Caxias do Sul

Parceria entre Samae, Guarda Municipal e corpo de Bombeiros fiscaliza as barragens e identifica a presença irregular de moradores

Agentes realizam rondas pelas represas da cidade - Foto: Divulgação/Guarda Municipal
Agentes realizam rondas pelas represas da cidade - Foto: Divulgação/Guarda Municipal

A Operação Verão Seguro é desenvolvida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), de Caxias do Sul. A finalidade é fiscalizar as represas, que são áreas protegidas e fundamentais para o abastecimento de água potável à população.

As rondas foram intensificadas desde a primeira semana de dezembro. Isso porque foi firmada uma parceria com a Guarda Municipal (GM) e com o apoio de integrantes do

De acordo com dados compilados pela Guarda Municipal, foram realizadas 2.628 rondas e abordadas 638 pessoas, entre os dias 06 de dezembro do ano passado e esta segunda-feira (24). Os números representam um aumento de 16,3% em relação ao total de abordagens realizadas em 2024. Além disso, os guardas verificaram a presença de 28 veículos nas áreas das barragens.

Ainda segundo o levantamento, o maior número de flagrantes ocorreu na Represa Maestra (182), seguida no Faxinal (139), Complexo Dal Bó (116) e Marrecas (112). O dia da semana com maior incidência de casos é o domingo, seguido do sábado e da segunda-feira.

Na avaliação do diretor-presidente do Samae, João Uez, o aumento nas abordagens reflete o comprometimento da parceria com a proteção dos recursos hídricos e a preservação ambiental.

“O objetivo da operação é garantir a segurança das pessoas e a qualidade da água nas represas. O banho, a pesca e a recreação nessas áreas são proibidas devido a uma série de fatores, como risco de afogamento, contaminação da água potável e danos à fauna e flora. Além de fiscalizar, estamos orientando sobre a importância de preservar esses ambientes naturais”, salienta João Uez.

A Operação Verão Seguro foi lançada no dia 6 de dezembro. As rondas estão programadas até o dia 20 de março.

Denúncias podem ser feitas para a Guarda Municipal, por meio do telefone 153. Outros números de contato são o 193, do Corpo de Bombeiros; e o 115, da Central de Atendimento do Samae.