Nesta sexta-feira (24/11), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Alvorada, em conjunto com a Brigada Militar, deflagrou a Operação Aurora, no combate à organização criminosa responsável por homicídios e tráfico de drogas e armas na cidade de Alvorada.
Ao todo, foram cumpridas 29 ordens judiciais de busca e apreensão no município, visando desarticular parte da estrutura da organização criminosa. Três pessoas foram presas na data de hoje. Durante as investigações, 27 pessoas já haviam sido presas.
Segundo o delegado titular da DPHPP/Alvorada, Delegado Edimar Machado de Souza, o grupo criminoso é suspeito de participar de, no mínimo, 11 homicídios consumados ocorridos entre os anos de 2021 e 2022. A ação de hoje é continuidade da Operação Eleven, deflagrada em 05/01/2023, quando foram cumpridas 97 ordens judiciais, tendo sido presas 23 pessoas.
Destaca-se que um dos homicídios investigados ocorreu em abril de 2022, quando um indivíduo, com diversos antecedentes policiais, foi morto com diversos disparos de arma de fogo. As investigações indicaram que o responsável pelo fato era um concorrente da vítima, o qual também trabalhava no ramo de coleta de entulhos.
Conforme o Diretor do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegado Mario Souza, o objetivo é identificar e responsabilizar todos os matadores e mandantes, bem como responsabilizar a organização criminosa, a qual contribui para a elevação dos crimes dolosos contra a vida.