ONGs de Caxias do Sul buscam auxílio para atendimento a animais vítimas das enchentes no RS

Prioridade é o recebimento de ração ou recursos financeiros para alimentação e cuidado de cães e gatos resgatados dos eventos climáticos de maio

Publicado por
20:13 - 30/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
ONGs de Caxias do Sul buscam auxílio para atendimento aos animais vítimas das enchentes no RS

(Foto: Reprodução/Instagram @ongrsdoficial - @institutopatinhascaxias

As Organizações Não Governamentais (ONGs) de Caxias do Sul seguem auxiliando os animais atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Algumas, captando além de alimentos para os cães e gatos e animais de grande porte, também arrecadaram doações para as pessoas que ficaram desalojadas. Além disso, algumas seguem atendendo e acolhendo os animais, caso das ONGs SRD – Sem Raça Definida e Instituto Patinhas.

Instituto Patinhas

A ONG Instituto Patinhas recebeu, até o momento, 61 animais, atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Os cães e gatos, mais especificadamente de Galópolis, interior de Caxias, e da região de Canoas, foram encaminhados para um pavilhão provisório, emprestado por 60 dias. No local estão sendo encaminhados pets que estão em situação crítica e que precisam de atendimento especial. Após os tratamentos necessários, aqueles que os tutores não forem encontrados serão colocados para adoção.

Ainda em setembro de 2023, fase em que o Vale do Taquari foi fortemente atingido pelas enchentes, o Instituto Patinhas foi um dos braços importantes para abrigar os animais de estimação. Agora, a ONG também une o laço solidário com os animais vítimas de enchentes na Região Metropolitana. A ação se tornou novamente necessária para prestar apoio aos animais necessitados, pois a cidade de Canoas, assim como toda a região de Porto Alegre, não está em condições de realizar atendimentos de forma mais especializada.

Doações:

Com mais estes resgates, a instituição precisa de doações da comunidade. Valores em dinheiro podem ser doados via Pix no CNPJ: 43563779000166 (Instituto Patinhas).

Sobre o Instituto Patinhas:

O Instituto Patinhas é Sem Fins Lucrativos, formado por voluntários que amam e dedicam parte de seu tempo para a causa animal. Não possuem sede física e os cães que são resgatados ficam em Lares Temporários que são custeados com as doações recebidas.

Perfis nas redes sociais e contato:

Instagram: @institutopatinhascaxias

Contato da ONG: 54 9658-9866

ONG SRD – Sem Raça Definida

O trabalho da ONG SRD – Sem Raça Definida – frente às chuvas fortes no RS foi de dividir os resgates com outras instituições para que fossem possíveis atendimentos veterinários e procura de lar temporário a baixo custo. A SRD conseguiu um pavilhão emprestado em Nova Milano para abrigar os animais resgatados. Foram cerca de 32 animais das áreas de risco (Galópolis, Fátima e Reolon).

Nas últimas semanas, devido às chuvas, a situação ficou crítica nos abrigos da SRD. O estoque de ração praticamente se esgotou, e muitos animais, verdadeiramente abandonados, estavam sem comida. Mesmo com dificuldades financeiras, alguns vizinhos locais estão ajudando, mas a necessidade é grande demais para ser suprida apenas por eles.

Doações recebidas são de ração, sachês, casinhas, cobertas e outros itens essenciais, como antipulgas, vermífugos e recursos para realizar testes de cinomose e oferecer banhos aos resgatados. Os voluntários também pedem ajuda para custeio com as clínicas veterinárias.

A situação é ainda mais grave em um dos lares temporários em Vila Seca, que foi completamente devastado pelas recentes chuvas. Todo o estoque de ração foi perdido, e os canis e gatis foram arrasados.

Doações:

Doações podem ser realizadas via pix [email protected].

Sobre a ONG SRD:

A ONG SRD realiza averiguações de maus-tratos contra animais na cidade de Caxias do Sul. Com as enchentes, captaram recursos para poder abrigar os pets atingidos. Até o momento, a instituição possui R$ 16 mil em dívidas com clínicas veterinárias que realizam atendimento dos resgatados. Para auxiliar com valores além das doações, os voluntários montaram um brechó para reverter os valores para compras de alimentos e necessidades dos animais.

Perfis nas redes sociais e contato:

Instagram: @ongsrdoficial

Instagram Brechó: @brecho_srd

Endereço e horário de atendimento do brechó: Rua Sarmento Leite, 3090, nas terças, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h e aos sábados, das 14h às 18h.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp