BALSA

Novo rebocador da balsa de Santa Bárbara chega para reforçar travessia no Rio Taquari

Travessia entre Santa Tereza e São Valentim do Sul ficou interrompida por cerca de duas horas para descarregamento do equipamento

O equipamento, transportado por caminhão, foi entregue por volta 11h30, no Distrito de Santa Bárbara em São Valentim do Sul.
O equipamento, transportado por caminhão, foi entregue por volta 11h30, no Distrito de Santa Bárbara em São Valentim do Sul. | Foto: Lacel

O novo rebocador da balsa de Santa Bárbara, que faz a travessia entre Santa Tereza e São Valentim do Sul, chegou às proximidades do Rio Taquari na manhã desta quinta-feira (14). O equipamento, transportado por caminhão, foi entregue por volta das 11h30, no Distrito de Santa Bárbara, em São Valentim do Sul.

De acordo com Celso Heberle, representante da Lacel, empresa responsável pela balsa, a travessia teve que ser interrompida momentaneamente para o descarregamento do equipamento. O serviço foi retomado por volta das 13h30, regularizando o fluxo de veículos.

A chegada do novo equipamento atende uma exigência do edital de licitação, cuja falta gerava insatisfação entre os usuários. Em redes de comunicação sobre o serviço, usuários relataram dificuldades frequentes devido à utilização de um rebocador reaproveitado. Esse equipamento, herança da balsa anterior que foi arrastada pela enchente do Rio Taquari em setembro de 2023, falhava com frequência, causando longas filas e espera para motoristas.

Solução definitiva

A construção da nova ponte sobre o Rio Taquari, na localidade de Santa Bárbara, entre São Valentim do Sul e Santa Tereza, deve começar no início de 2025. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul. A obra, na ERS-431, foi autorizada em 17 de outubro pelo governador Eduardo Leite, que assinou a ordem de início.

Com 320 metros de extensão, a nova ponte será de 51 metros maior que a antiga, destruída pela enchente de setembro de 2023. A nova estrutura terá capacidade para suportar maior volume de carga. O investimento total é de R$ 31,3 milhões, sendo R$ 24,4 milhões de recursos federais e R$ 6,9 milhões do governo estadual.