FESTA

Nova Roma do Sul celebra aniversário da reconstrução da Ponte de Ferro

Estrutura foi reconstruída em 138 dias após enchente pela iniciativa privada e se tornou símbolo de união e superação para a região

O evento atraiu centenas de moradores da região e contou com uma queima de fogos.
O evento contou com uma queima de fogos. | Foto: Pedro Vitor/Grupo RSCOM

Serra Gaúcha - O primeiro aniversário da Ponte Nossa Senhora de Caravaggio, localizada na ERS-448, em Nova Roma do Sul, foi comemorado na segunda-feira (20) com uma missa realizada às 20h no local. O evento atraiu centenas de moradores e contou com uma queima de fogos, destacando a importância da estrutura para a comunidade e a região.

A cerimônia religiosa foi conduzida pelo pároco de Nova Roma do Sul, Padre Gerson Martelli, que relembrou o esforço coletivo que viabilizou a obra:

“Durante toda a campanha de arrecadação que foi feita um ano atrás, a gente recebeu doações muito generosas, como também recebeu doações de centavos. Nós agradecemos cada pessoa que contribuiu porque quis fazer parte, acreditou na capacidade de estar junto e quis participar. Essa solidariedade foi muito importante.”

Nico Tessaro, presidente da Associação Amigos de Nova Roma do Sul, destacou o impacto do projeto e a eficiência alcançada pela parceria entre a comunidade e o setor público:

“A ponte foi concluída em 138 dias, com custos reduzidos, graças à iniciativa privada. Nova Roma do Sul foi destaque nacional e até mesmo internacional por esse novo formato de estar junto com a gestão pública. Temos que lembrar que em maio muitas cidades ficaram isoladas e essa ponte aqui serviu de ligação.” 

Histórico da Ponte

A ponte de ferro, sobre o Rio das Antas, foi inaugurada em 20 de janeiro de 2024, apenas 138 dias após a antiga estrutura ser destruída por uma enchente em 4 de setembro de 2023. Com 124 metros de extensão, divididos em dois módulos, a obra foi viabilizada por doações e eventos organizados pela Associação Amigos de Nova Roma do Sul.

Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM

A reconstrução permitiu a retomada do tráfego na ERS-448, conectando Nova Roma do Sul a Farroupilha e a outras cidades da região, além de restabelecer uma rota estratégica para o escoamento de produtos e deslocamento de moradores.

*Com informações de Pedro Vitor Rizzo – Unidade Móvel do Grupo RSCOM