Nova Prata realiza evento sobre os 100 anos da cidade

As comemorações do Centenário vão até 11 de agosto.

Publicado por
13:03 - 26/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Divulgação

O Simpósio Centenário de Nova Prata foi retomado na noite desta quarta-feira (24). O ciclo de atividades começou no ano passado e se estende até o dia 11 de agosto. A data marca dos 100 anos de fundação da cidade.

O evento conta com palestras e seminários. A finalidade é integrar a comunidade pratense, com historiadores, escritores, pesquisadores e demais personagens ativos da comunidade que, de alguma forma, se envolvem com a história e a cultura locais.

A programação desta quarta ocorreu no auditório da Câmara de Indústria e Comércio de Nova Prata (CIC). Ela contou com palestras sobre as etnias alemã e polonesa no município, pelos pesquisadores Vanderlei Vorpagel e André Hamerski.

Vorpagel discorreu sobre os “200 Anos de Imigração Alemã no Rio Grande do Sul”, com recortes específicos da chegada dos imigrantes e a influência da Igreja Luterana em Nova Prata. Hamerski falou sobre “As Percepções da Contribuição da Etnia Polonesa no Desenvolvimento de Nova Prata”.

Além das  palestras, também teve a apresentação do Grupo Kalina, com danças típicas dos colonizadores de Nova Prata.

O restante da programação comemorativa ao centenário de Nova Prata está em fase de conclusão e vai ser divulgada em, breve, de acordo com o Executivo municipal.

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp